Inauguração e balão de ensaio

Sérgio Corrêa, jornalista e radialista.

INAUGURAÇÃO

Vinte dias após a inauguração das obras do contorno de Pelotas, no trecho que permite o acesso ao bairro Passo do Salso, que é dividido pela BR 116, a contenção lateral da via marginal desmoronou, causando interrupção da 116 na manhã da última quinta-feira, dia 28.

INAUGURAÇÃO II

O que pensar sobre o desmoronamento? Talvez uma parte da obra mal feita, ou quem sabe feita às pressas para a inauguração com a presença do Presidente!

As respostas são suposições, contudo, é possível afirmar que não houve fiscalização. A maioria das obras executadas por empreiteiras para o setor público, leia-se como setor público município, estado e país, são entregues incompletas ou com algum material diferente do pactuado no contrato, assim como outras situações que se tornam notícias diariamente e, se comprova a falta de fiscalização.

INAUGURAÇÃO III

Reafirmando o que foi dito no tópico anterior sobre obras e serviços prestados para o setor público, no mesmo dia do desmoronamento na BR 116, a prefeitura de Pelotas interditou mais uma vez a EMEI Prefeito Ary Alcântara, devido à queda de parte do teto da escola, que aconteceu pela segunda vez.

Segundo a Secretária Municipal de Educação de Pelotas, Adriane Silveira, a obra da escola é de responsabilidade do governo federal. Este, por sua vez, não concluiu as obras, então a prefeitura decidiu terminá-las para colocar a escola em funcionamento e agora, novamente as atividades escolares são interrompidas por problemas decorrentes de obras mal feitas.

INAUGURAÇÃO IV

Seguindo na pauta inaugurações e fiscalizações, a coluna buscou imagens do presidente Bolsonaro com o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, nos locais das inaugurações, mas infelizmente não foram encontradas matérias com fotografias dos locais com equipamentos ou algo semelhante, isto porque Bolsonaro inaugurou o prédio, os equipamentos não estavam lá, a prefeitura os aguardava.

Segundo informações apuradas, não foi concedido aos profissionais de imprensa acesso aos locais, pois não havia nada além de uma sala vazia a ser inaugurada, sendo assim, justifica-se a falta de imagens dos fatos na data.

Os irmãos Divaldo Vieira Lara, prefeito, e Luís Augusto Lara, deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, foram condenados por abuso de poder político e econômico e uso indevido dos meios de comunicação durante a campanha das eleições 2018. Os dois estão inelegíveis até 2026.

INAUGURAÇÃO V

Como não há imagens comprovando o que foi inaugurado em Bagé, surge outro questionamento, o presidente da república desembarca em Bagé com uma grande comitiva sem saber o que iria inaugurar ou sabia e mesmo assim foi ao município?

Se o presidente e sua assessoria tinham conhecimento da situação, foram fazer turismo político prestigiando Bagé que recebe o presidente pela segunda vez durante o mandato? Se não tinham conhecimento foi muita inocência da presidência da república, faltou vigilância e até mesmo fiscalização.

Os irmãos Divaldo e Luis Augusto Lara com habilidade política, levaram o presidente novamente a Bagé, desta vez apenas para inaugurar as obras da unidade de radioterapia da Santa Casa de Caridade, que receberam R$ 10 milhões em recursos federais.
A unidade ficará pronta somente em agosto, período de campanha eleitoral em que é proibido fazer inaugurações. Isso justifica a inauguração no início de abril.

BALÃO DE ENSAIO

Na política, a expressão balão de ensaio é muito comum. É talvez a experiência que o ex-governador Eduardo Leite vem fazendo desde que deixou o governo do Estado em busca da candidatura à presidência da república.

Durante esta semana, a imprensa do centro do país publicou conteúdo afirmando que fontes ligadas ao ex-governador informaram que Leite poderá concorrer ao governo do estado do Rio Grande do Sul. Agora, Eduardo Leite aguarda a repercussão da notícia. Caso seja positiva, leva adiante a candidatura. Caso contrário, não tenho dúvida que irá buscar o caminho mais provável, que é concorrer ao senado.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome