Horta doméstica é rural e urbano

Quando se fala em horta doméstica podemos cultivar quase tudo, seja no meio rural ou urbano.

A escolha por variedades vai depender daquilo que queremos consumir, do espaço disponível, da luz natural para as plantas, de água para irrigação e da época recomendada para cada cultivo

Entre as hortaliças, por exemplo, podemos escolher plantas como alface, rúcula, couve, tomate e cenoura. Já entre as plantas medicinais, temos aquelas para o preparo de chás, como a erva-doce, a camomila, a hortelã e poejo. Entre as plantas condimentares, temos o orégano, o coentro, a salsa, a cebolinha e o manjericão, por exemplo.

Podemos inclusive fazer um “consórcio de plantas”, que significa: cultivar diferentes espécies vegetais num mesmo espaço.

Algumas plantas necessitam fazer um canteiro para produzir mudas, outras podemos cultivar no local definitivo. Esta orientação podemos conseguir nas recomendações descritas no pacotinho de sementes ou solicitar a orientação de quem entende do assunto, um técnico agrícola ou agrônomo.

Caso apareça na horta algum bichinho ou doença durante o cultivo, não se desespere e nem saia aplicando venenos! Existem produtos naturais e controles biológicos que funcionam bem na horta doméstica.

Depois de fazer tudo isso, chegou a hora de colher verduras e chás na área de serviço de nosso apartamento, ou no quintal de nossa casa, ali, bem pertinho da cozinha, onde estarão prontas e a disposição para o consumo!

Vamos fazer uma horta orgânica, boa para a nossa saúde e para o meio ambiente. Quem tem horta sabe que o mais importante é o prazer de cuidar das plantas e saber que foi a gente mesmo que cultivou. Não é mesmo?

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome