Na onda das lives tenho observado todos os setores da sociedade buscando ocupar espaço nas redes sociais, seja para promover produtos, ideias, instituições, cultura, ideologia, espiritualidade ou simplesmente gente com necessidade de se mostrar. As mídias sociais representam um universo vasto, democrático e por certo deve haver pessoas, grupos ou instituições aproveitando o momento para ajudar o próximo, principalmente nesse momento sensível e de tantas necessidades da população.
Dias desses troquei mensagens com um amigo religioso e no meio da conversa sobre tudo, mas principalmente sobre tipos de comportamentos, ele comentou serenamente: “as pessoas devem exercitar mais a solicitude”. Concordei, mesmo não sabendo ao certo a força e a importância da mensagem. Mas, o jornalismo me ensinou a não ficar na dúvida e lá fui eu ao dicionário.
Descobri então a força do adjetivo, solicitude. Assim, pode se dizer que é uma característica de pessoa solícita ou de quem oferece prontamente ajuda. É também um substantivo feminino, sinônimo de empenho, cuidado ou zelo com que se pretende fazer ou obter algo. Demonstração de interesse, de atenção, ao cumprir da melhor forma possível um pedido ou uma solicitação; diligência. Esmero ou zelo ao dar qualquer tipo de ajuda ou assistência.
Ser solícito não é fazer algo ao próximo por obrigação, mas fazer com o coração e buscar sempre o melhor que se pode, com atenção e prioridade à tarefa ou projeto. Solicitude é sinônimo de esmero, atenção, cuidado, empenho e interesse.
Exercitar a solicitude é pensar também na construção de um mundo melhor, nos cuidados com o planeta e nos pequenos atos do cotidiano, pois no fundo tudo importa e o mundo é nossa casa, mesmo que imenso. Podemos começar cuidando e sendo vigilantes com o meio ambiente em nossa volta. Planeje ações voluntárias de ajuda ao próximo, mas avalie bem os objetivos da proposta, caso não esteja de acordo com seus princípios proponha, seja você mesmo protagonista.
Sempre existirão pessimistas, discordando de uma ou outra situação e neste caso é melhor seguir sua consciência ou convicções, pois exercitar responsabilidade também ajuda no amadurecimento para planejar novas e exitosas experiências.