Estados Unidos da América, votação, tarifa e outros

O país que mais investe em segurança, na quarta-feira (6), mostrou fragilidade quando manifestantes invadiram o Capitólio, prédio do Congresso americano, promovendo manifestações antidemocráticas, incitadas por Donald Trump, que insiste na tese de fraude nas eleições americanas.

Donald Trump: Mente, estimula a violência e envergonha o país
Receber críticas da Venezuela sobre a violência dos atos antidemocráticos de quarta-feira na invasão do Capitólio era inimaginável para qualquer americano. Contudo, isso aconteceu.
Trump, símbolo de conduta antidemocrática, desesperado por ter perdido as eleições, além de impor ao país um constrangimento mundial, conseguiu implodir o próprio Partido Republicano e torna-se, no final do mandato, uma grave ameaça à democracia.
O mundo teme pela democracia americana, especialmente enquanto há outros exemplares de Trump espalhados mundo a fora.

Vacina
Depois de todas as dificuldades enfrentadas no combate à pandemia de coronavírus, o Brasil tem pela frente outra batalha: vacinar a população.
Nossas armas são: o demorado processo de compra, logísticas de recebimento e de distribuição e, por fim, a vacinação da população em duas doses, com intervalo de 28 dias, sem falar na novela das seringas e agulhas que até o momento não foram compradas.
Atualmente, nosso inimigo tem outra arma, uma nova variante. Segundo a biomédica Flávia Sales, uma das pesquisadoras que descobriu o sequenciamento genético do novo coronavírus, essa variante, surgida no Reino Unido e presente no Brasil, é 56% mais transmissível do que as que estão em circulação.

Votação
No mês de dezembro, a Câmara de Vereadores de Pelotas não deveria ter recebido, mas recebeu, o projeto para extinguir licença-prêmio dos servidores e compensação financeira de professores que trabalham com alunos com necessidades especiais em sala de aula no ensino regular. Não deveria ter recebido porque 120 dias antes das eleições até a posse dos eleitos, a lei proíbe a tramitação de projetos que alterem direitos dos servidores.

Votação I
Executivo e vereadores da base voltaram a ser protagonistas de outro projeto que retira direitos dos servidores no dia 30 de dezembro de 2020. No apagar das luzes, a maioria dos vereadores aprovou a “mensagem 50” do Executivo que muda as regras para recebimento de pensões dos municipários. A medida faz com que a pensão por morte de quem tem outra renda possa ser menor do que o salário mínimo.
O Sindicato dos Municipários de Pelotas (SIMP) ingressou na justiça pleiteando a ilegalidade da aprovação com base na mesma legislação, que estabelece a impossibilidade dessa votação no prazo de 120 dias antes das eleições até a posse dos eleitos, descrita no tópico anterior.

Tarifa
A prefeita de Pelotas, com a redução do número de usuários, congela a passagem de ônibus e pretende taxar os serviços de transporte por aplicativos. O Executivo busca compensar os custos do transporte coletivo com os valores cobrados dos motoristas de aplicativos.

Falecimento
É com pesar que a coluna registra o falecimento do amigo Martiareni Gonçalves Viégas, ex-funcionário e aposentado da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), que foi vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) no primeiro domingo do ano. O grupo de ex-colegas da CEEE expressa aos familiares dele, por meio da coluna, o sentimento pela perda de um grande amigo e profissional.

Falecimento I
Faleceu, na quarta-feira (6), o empresário Carlos Otto Schramm, proprietário da Indústria de Conservas, cuja marca leva o sobrenome Schramm, assim como de áreas produtoras de pêssego em Piratini, dentre outros investimentos em diversos municípios.
Nosso sentimento de pesar aos familiares.

 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome