Escoliose, Fungos e Aveia

Hospital Miguel Piltcher.

VOCÊ TEM DÚVIDAS? QUER SABER ALGUMA COISA RELACIONADA
AO TEMA DA SAÚDE? PERGUNTE AO NOSSO MÉDICO!
ENVIE A DÚVIDA PARA O E-MAIL [email protected]

ENTREVISTA

Dr. João Ivan Jr, CRM 39250, cirurgião e traumatologista do Hospital Miguel Piltcher.

JTR – Dr. João Ivan Jr. O que é uma escoliose? É uma deformidade da coluna vertebral que se apresenta como um desvio lateral, para a esquerda ou para a direita, maior que 10 graus do eixo da coluna, podendo ainda apresentar outra deformidade, que é uma rotação desta mesma coluna. Ela pode ser de causa desconhecida ou por uma doença. Precisa ser tratada o mais cedo possível, porque esta escoliose tende a aumentar com o passar do tempo.

JTR – Quais são os sintomas de uma escoliose? Os sintomas iniciam com a identificação de diferença na altura dos ombros ou surgimento de uma corcunda, podendo haver, também, a queixa de dor na coluna.

JTR – Qual o tratamento para uma escoliose? O tratamento varia de acordo com a idade do paciente e o grau da deformidade. O colete deve ser utilizado se a deformidade for entre 20 e 40 graus e se o paciente for criança que ainda não atingiu a maturidade esquelética. O tratamento cirúrgico é indicado para deformidades maiores que 40 / 45 graus. A atividade física, fisioterapia, pilates, ou qualquer outro método que vise alongar e fortalecer a musculatura corporal sempre será indicado, sendo praticada sob orientação, embora não corrijam a deformidade.

DICAS

FUNGOS
Você certamente não tem a menor ideia sobre o que recentes estudos revelaram a respeito da importância dos fungos. Além de serem excelentes fontes alimentares e muito importantes em tratamentos, eles, debaixo da terra, formam as mais importantes conexões e estruturas para o equilíbrio da natureza. Eles são considerados a INTERNERT DAS ÁRVORES. As redes que eles montam sob a terra são vitais, importantíssimas, e possibilitam a coesão dos solos, a alimentação e a captação de nutrientes para todos os demais vegetais. Aquela parte que conhecemos, mais visível, que fica para fora da terra, o COGUMELO, é a porção que eles utilizam para se reproduzir.

COGUMELO
Os cogumelos são muito úteis em nossa alimentação, porque reúnem proteínas, fibras, vitaminas, minerais e poucas calorias. Aproveite a variedade e alimente-se de algo que só vai lhe fazer bem. Veja algumas variedades que se encontram no comércio:

Shiitake – ótima alternativa para as carnes, requer um cozimento maior por ser um pouco mais duro;
Shimeji – este tem que ser bem cozido para tornar seu sabor mais agradável. Ele também é muito rico em proteínas e fibras;
Champignon – pode ser consumido cru ou em conserva e ajuda bastante o intestino;
Porcini – encontrado na versão seca, é rico em minerais, selênio e vitaminas do complexo B.
Auricularia – conhecido como orelha de Judas, pode ser consumido na forma desidratada. Possui propriedades anti-inflamatórias.

COGUMELOS TÊM POTENCIAL TERAPÊUTICO
A PSILOCIBINA presente nos cogumelos combate à DEPRESSÃO e, em alguns casos, possui efeitos melhores que antidepressivos consagrados. Também combate o STRESS PÓS-TRAUMÁTICO, quebrando o ciclo de temores que ocorre após um trauma. Combate ainda a ANSIEDADE e, em doses adequadas, possui resultados melhores que os remédios atuais para esta finalidade. No FIM DE VIDA, em pacientes terminais, ela reduz os sintomas de depressão e ansiedade. Para DORES CRÔNICAS, estudos indicam que a psilocibina melhora a fibromialgia e as dores.

AVEIA É O ALIMENTO DA VEZ
É um dos símbolos da alimentação saudável e versátil. Ela ajuda a CONTROLAR O PESO, suas fibras tornam o esvaziamento gástrico mais lento, ajudando o cérebro a entender que já comemos o suficiente. O COMBO DE NUTRIENTES favorece o equilíbrio das taxas de glicose, abrandam os picos de insulina e ajudam a controlar o diabetes tipo 2. A REDUÇÃO DE COLESTEROL é um dos benefícios mais conhecidos do alimento. Melhora o TRÂNSITO INTESTINAL, ajudando na formação do bolo fecal e nos movimentos do intestino. Este é um dos grandes benefícios deste alimento. Finalmente, o cereal melhora a ELIMINAÇÃO DE TOXINAS, tornando a região menos exposta a possíveis agentes cancerígenos.

 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome