Dois iberês

José Henrique Pires licenciado em Estudos Sociais pelo ICH-UFPel, especialista em Políticas Públicas pela Universidade de Salamanca, Espanha, jornalista e radialista. (Foto: Divulgação)

Já consagrado como pintor de grande projeção, Iberê Camargo recebeu convite e aceitou expor algumas de suas obras em Pelotas.

Na época, 1987, o Hotel Manta mantinha uma ótima galeria de arte, a Van Gogh, que promovia bastante no cenário cultural de então.

Para buscar o artista e sua esposa Maria, a Rede Manta de Hotéis enviou confortável camionete a Porto Alegre, e Iberê, já no trajeto, rabiscou cenas da paisagem e do novo modelo que estava imóvel a sua disposição, o motorista.

Em Pelotas, Iberê também se exercitou, desenhando a moça que atendia numa agência de viagens que funcionava no saguão, ao lado da recepção do Hotel.

Daqueles esboços feitos no trajeto Porto Alegre-Pelotas, Iberê desenvolveu uma pequena pintura a partir do rosto do motorista, que permanecia a sua disposição para eventuais deslocamentos na cidade. Mas como o artista não queria passear, entretido com seus estudos, o motorista aproveitou para tocar sua rotina na empresa, que incluía levar e trazer roupas da lavanderia, que funcionava noutro prédio.

No retorno de uma dessas saídas, carregando uma trouxa de roupas, com um chapéu na cabeça, um cigarro aceso no canto da boca e com a fumaça encobrindo parte do seu rosto, cruza com Iberê que lhe disse: “espera, era isso que faltava no teu retrato”. E imediatamente inclui chapéu e fumaça na pequena pintura que estava concluindo.
A mostra de Iberê Camargo foi um sucesso de público e vendas e ele, no dia de sua despedida, presenteou a vendedora de passagens com o desenho dela e o motorista com o retrato dele, sob um chapéu e fumaça.

Passam os anos e o veterano motorista, sempre às voltas com a falta de dinheiro, estava assistindo televisão e reconheceu numa rede nacional o falecido artista para quem dirigiu e posou. Ficou encantado com a imponência do prédio da nova fundação que estavam inaugurando e surpreso quando o repórter contou que as obras de Iberê estavam sendo disputadas por colecionadores e galerias, valendo cada uma delas um bom dinheiro.
E o seu retrato? Onde andaria?

Num esforço de memória, recordou que havia mandado colocar uma moldurinha, numa vidraçaria que funcionava perto do hotel. Esqueceu de buscar e já faziam anos… Descobriu que a firma havia fechado, os espelhos, vidros e molduras foram vendidos e a loja fazia tempos abrigava uma farmácia.

O retrato que poderia resolver sua penúria financeira estava perdido. Só segurou as lágrimas porque brotou uma esperança: a antiga colega, a das passagens, também havia recebido uma obra, quem sabe ele intermediaria uma venda, ganharia comissão, sairia do aperto…

Foi até a casa da cidadã e entrou diretamente no assunto: “estou fazendo uma pesquisa sobre aquele pintor que fez nossos retratos, posso ver o que ele fez pra ti?”

Ela dá uma gostosa risada e lhe conta: “naquele mesmo dia que o pintor foi embora, cheguei em casa com o presente e mostrei pro meu namorado. Ficou furioso, disse que eu estava dando mole pra hóspedes, que estava ganhando presentinhos como aquele, horroroso, com minha cara desenhada parecendo uma bruxa…”

Tá bem, mas guardaste, perguntou o motorista?

“Claro que não, realmente não parecia comigo. Meu namorado pegou o quadro e fez dele pedacinhos e – confesso – achei linda aquela cena de ciúme. Até hoje dou boas risadas lembrando. Ele só ficou mais calmo depois que despedaçou meu presente e viu que não me aborreci. Depois, nos beijamos e foi tudo muito lindo”.

O veterano motorista do hotel despediu-se e, agora sim, bastante cabisbaixo saiu a caminhar pela rua. Desta vez sem conseguir segurar as lágrimas, que insistiam em brotar nos seus olhos.

Outras notas

1) Impressionam os números da Embraer. Ao entregar – ano passado – 65 aeronaves Ipanema, para pulverização agrícola, a empresa estatal chegou à marca de 1.600 aviões agrícolas entregues em 50 anos.

2) O Senado terá, dentro de dois anos, 54 cadeiras em disputa.
Atualmente, a base “contra Lula” tem cerca de 40% dos votos no Senado, onde têm assento 81 Senadores.

3) O edital do Concurso Nacional Unificado teve alguns ajustes pontuais. Nada que preocupe os inscritos. Dentre os ajustes, alguns salários foram arrumados. Para cima!
4) Falando em concursos, estima-se em 14 mil as vagas abertas este ano em concursos públicos no País.

Até a próxima semana!

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome