Doenças da próstata, dicas para a memória e mais

Hospital Miguel Piltcher.

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ENTREVISTA

Dr. Saulo Recuero, CRM 3383, urologista do Hospital Miguel Piltcher

JTR – Dr. Saulo, existe um preconceito dos homens com relação ao exame de toque anal da próstata para o controle da saúde, porque para eles, devido à cultura que temos, é constrangedor. O que o senhor pode nos dizer? Primeiro, que este exame é muito importante. É um poderoso instrumento que visa acompanhar a saúde da próstata. Indolor, deve ser realizado uma vez ao ano (a partir dos 40 anos), e é algo restrito a relação entre médico e paciente. Saibam ainda que existem outros exames, que auxiliam no controle da saúde da próstata, que são o exame de sangue (PSA) e os de imagem, como o ultrassom. Eles podem ser realizados também para este fim, portanto, não deixem de controlar a saúde de sua próstata. Procurem um médico e veja qual deles pode ser realizado.

JTR – Dr. Saulo, sabemos que a próstata é acometida por duas doenças: o câncer de próstata e o crescimento benigno da próstata. O tratamento destas doenças pode causar impotência? Hoje existem tratamentos muito modernos para estas duas patologias. No caso do crescimento benigno da próstata, a impotência é algo muito raro, porque existem equipamentos de alta tecnologia que são muito eficientes. No caso de câncer de próstata, existem algumas opções de tratamento, minimamente invasivos, que possibilitam uma cirurgia com maior precisão e diminuem o risco de impotência.

JTR – Dr. Saulo sabemos que o Hospital Miguel Piltcher é um Centro de Referência em Urologia na cidade de Pelotas. O que isso significa? Significa que o hospital possui no seu Corpo Clínico um grupo de médicos qualificados e competentes e que o mesmo tem um parque completo de equipamentos de grande resolução, modernos e eficazes para realizar todos os tipos de cirurgia que se fazem necessárias para resolver os problemas urológicos dos pacientes.

DICAS

LANCHE NA PRAIA
Vai levar a família para a praia? Leve o lanche! Aquele preparado em casa é melhor, mais saudável, econômico e nutritivo. Sugestões de lanches baratos e nutritivos são, além de água:

– Frutas, como maçã, melão, manga e uva. Atenção para o fato de que o limão e a laranja podem manchar a pele;
– Frutas secas e oleaginosas, saciam e são saudáveis, mas não exagere na ingestão, elas contêm açúcar e gordura;
– Salada, que pode conter pepino, tomate cereja, beterraba, brócolis, couve-flor ou cenoura, por exemplo. Tempere com azeite e sal;
– Leve potes com milho cozido, manteiga em pote e sal;
– Sanduíches com recheio de frango, atum, presunto/queijo e manteiga, por exemplo. Eis aí um lanche que é uma refeição.

AUTOCUIDADO
Cuidar de nós mesmos, como já percebemos, é uma necessidade, mas para fazer isso mais facilmente, temos que contar com a ajuda de profissionais especializados. Como isso nem sempre é possível, aqui vão algumas dicas que podem ajudar, caso não haja recursos ou condições.

A) Buscar informações confiáveis em sites especializados. O Google, em geral, não é uma fonte de informação científica.
B) Tenha e aumente seus hábitos de higiene.
C) Alimente-se com moderação e com alimentos saudáveis.
D) Pratique atividades físicas simples como caminhadas, corridas ou ciclismo, de curta duração e três vezes por semana.
E) Evite fatores de risco como bebidas e fumo.
F) Preste atenção ao seu corpo, ele emite sinais e sintomas. Observe e interprete as mensagens.
G) Tome medicação sempre sob prescrição médica.

CUIDADOS PARA NÃO ESQUECER

Vamos lá!

1) Só guardamos na memória, seja fato ou informação, se prestarmos atenção.
2) A imagem visual ajuda a memorizar.
3) O vínculo, como personalizar um fato, ajuda a registrá-lo na memória.
4) Certas coisas somente se memoriza com treino.
5) Emoções positivas ou negativas ajudam a guardar uma memória.
6) Lembretes ajudam o trabalho do cérebro e a memorização.
7) Estresse em forma aguda ajuda a consolidar lembranças, mas em forma crônica não.
8) Quem dorme mal tem a memória prejudicada.
9) Ler, reler e jogar cartas socialmente ajuda a memória.
10) Um estilo de vida que protege o coração minimiza o Alzheimer.

BEACH TENNIS
Nasceu na Itália, chegou ao Brasil em 2008 e hoje é uma febre. É parecido com o tênis, com a mesma contagem de pontos, porém a bola não pode quicar no chão. É jogado em duplas. Vai praticar? Ótimo! Confira algumas dicas:

– Roupas (malha leve, se possível com fator de proteção solar no tecido, viseiras/bonés e protetor solar);
– Iniciante (procure ajuda de um profissional para aprender o básico e evitar riscos de lesão);
– Corpo (fortaleça os músculos para a prática, porque ele exige bastante do corpo);
– Jogo (encontre o ritmo para não ir além de sua capacidade).

 

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