Nesta edição, encerro o ciclo de dicas sobre como reforçar a direção defensiva a partir de simples ações.
10. Mantenha a atenção voltada para a estrada
Essa é uma das medidas mais importantes para a prática da direção defensiva. Estar atento ao que acontece em volta e usar sua perícia ao guiar o veículo, evitando freadas bruscas, bem como manobras perigosas, que coloquem em risco a sua segurança e a de terceiros.
O condutor deve colocar em prática todos os recursos para sinalizar qualquer ação que queira fazer, seja uma mudança de faixa, uma ultrapassagem ou até mesmo uma parada repentina não prevista no percurso.
11. Concentre-se quando estiver ao volante
Evite qualquer coisa que possa tirar sua atenção nesse momento, pois precisa de total concentração. Todos os seus sentidos devem estar voltados ao que acontece à sua frente, ao seu lado e na parte de trás de seu veículo.
Sendo assim, se possível, desligue o celular e evite ter qualquer mídia dentro do veículo. Essas medidas fazem a diferença entre responder com agilidade a uma situação de emergência ou se acidentar. Pense bem!
12. Não use álcool e drogas
Esses aditivos estão associados à falta de reflexo, e um condutor que faz uso dessas substâncias não tem a menor condição de guiar qualquer tipo de veículo, nem mesmo uma bicicleta, que é bem mais lenta que um veículo motorizado. Então, use o bom senso e não faça o uso de qualquer droga ou substância estimulante. Da mesma forma, não consuma bebidas alcoólicas se pretende dirigir. Além de ser uma atitude criminosa, é altamente perigosa.
13. Obedeça à sinalização e contribua com a direção defensiva
Você aprendeu o que significa cada placa de trânsito, certo? Então, é seu dever respeitar cada uma delas! O cumprimento da sinalização de trânsito é uma parte essencial da direção defensiva, pois as placas têm a função de alertar e informar o motorista sobre as condições da pista e sobre os riscos que ações imprudentes podem gerar.
A exemplo, se uma placa proíbe a ultrapassagem em determinado local, é porque as condições de visibilidade podem tornar a manobra arriscada. Da mesma forma, as limitações de velocidade são colocadas levando em consideração as características da via. Por isso, o mais seguro é sempre respeitá-las.
E você, já pratica a direção defensiva no seu dia a dia? Segue as regras para que tudo corra bem nos seus percursos diários? A verdade é que, se todos se conscientizarem da importância desses itens de segurança na direção de carros e motos, o trânsito se tornaria um ambiente muito mais seguro, sobretudo para aqueles que diariamente se arriscam nas estradas Brasil afora.
Fonte: WLM Scania