Desconforto nas pernas no verão – É possível aliviar?

Dra. Camila Kill - A Cirurgiã Vascular Dra. Camila Kill (@dracamilakill) realizou sua formação em Cirurgia Vascular na Santa Casa de São Paulo – SP e atua na Lumivie Clinique em Pelotas-RS (@lumivieclinique). Dedica-se exclusivamente à atenção e cuidado aos pacientes com Varizes e Lipedema sendo especialista nestas áreas. (Foto: Divulgação)

Você provavelmente já sentiu as pernas mais pesadas, cansadas, inchaço, ou mesmo doloridas no período de verão. A estação mais quente do ano pode provocar sintomas que muitas vezes causam preocupação e levam à procura de atendimento médico por medo de doenças vasculares como varizes ou trombose, por exemplo.

Mas por que tais sintomas ocorrem?
Em geral, devido a uma combinação de fatores que ocorrem mais frequentemente nesta estação do ano. As altas temperaturas causam a dilatação dos vasos sanguíneos, o que pode resultar em um maior acúmulo de fluidos nos tecidos e no sintoma de retenção.

A exposição ao calor leva a uma maior perda de líquidos por meio da transpiração. Se a ingestão de água não for suficiente para compensar essa perda, o corpo também poderá reter líquidos como um mecanismo de defesa, resultando em inchaço.

É comum no período de férias sair da rotina alimentar e consumir alimentos ricos em sódio, açúcar, álcool, carboidratos e alimentos processados. Estes alimentos estão associados à retenção de líquidos, contribuindo para o inchaço e a sensação de peso nas pernas.

Além disso, as férias de verão muitas vezes incluem viagens, o que pode significar longos períodos de tempo em pé ou sentado, como em voos ou viagens de carro. Essa posição prolongada pode dificultar o retorno eficiente do sangue das pernas ao coração, contribuindo para o inchaço e a dor.

Em doenças vasculares como Lipedema e Varizes, todos estes sintomas que comumente ocorrem na população geral podem ser potencializados, gerar ainda mais desconforto e atrapalhar a qualidade de vida durante esta época do ano. É fundamental manter estas doenças estabilizadas para, então, poder curtir tudo de bom que o verão pode proporcionar.

Mas sem dúvidas, a Trombose venosa profunda é a grande preocupação da população quando há sintomas nos membros inferiores, em especial os inchaços. É importante saber identificar os sintomas da trombose e assim procurar o serviço de saúde mais próximo para atendimento. A principal sintoma é inchaço súbito, normalmente em apenas um dos membros inferiores, seguido da dor no membro e aumento das veias aparentes. Por ser localizada, em geral, em apenas um dos membros a trombose consegue ser diferenciada de doenças como Varizes ou inchaços e retenção de líquidos devido ao calor.

Para lidar com os sintomas no verão, é importante manter-se hidratado, adotar uma dieta equilibrada com baixo teor de sódio, praticar exercícios regularmente, evitar períodos prolongados de inatividade e, quando possível, elevar as pernas para melhorar a circulação. Em casos persistentes ou graves, é aconselhável consultar um cirurgião vascular para avaliação.

Dra. Camila Kill
A Cirurgiã Vascular Dra. Camila Kill (@dracamilakill) realizou sua formação em Cirurgia Vascular na Santa Casa de São Paulo – SP e atua na Lumivie Clinique em Pelotas-RS (@lumivieclinique). Dedica-se exclusivamente à atenção e cuidado aos pacientes com Varizes e Lipedema sendo especialista nestas áreas.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome