Covid-19 em crianças, vacina contra o HPV e dicas de saúde

Hospital Miguel Piltcher.

ENTREVISTA

Nosso entrevistado de hoje é o Dr. Roberto Almeida, CRM 18832, pediatra. O Dr. Roberto atende em seu consultório centenas de crianças mensalmente, trabalha no Hospital Miguel Piltcher e hoje nos fala sobre um assunto MUITO IMPORTANTE.

JTR – Dr. Roberto, as pessoas estão muito preocupadas se devem vacinar seus filhos ou não. O que o senhor, que lida diariamente com tantas crianças e suas necessidades, pode nos orientar? Primeiro, as vacinas são muito seguras, todos os principais órgãos brasileiros, Anvisa, Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade Brasileira de Imunologia indicam o uso e atestam sua eficácia, bem como diminui os casos de mortes e graves, portanto VACINE SEU FILHO.

JTR – Dr. Roberto quais são os problemas que as crianças enfrentarão se não estiverem vacinadas? O risco é pegar COVID-19, contaminar outras pessoas, facilitar o surgimento de mais casos e de novas variantes.Pesquisas demonstraram que as crianças infectadas podem desenvolver “síndrome inflamatória multissistêmica” que é muito grave, hospitaliza e deixa sequelas para sempre.

JTR – Dr. Roberto a variante Ômicron afetou muitas crianças, por quê? Porque esta nova variante tem duas características: facilidade de transmissão e período de incubação mais curto. A variante encontrou, ainda, as crianças sem vacina, tendo um terreno fértil para disseminar-se. É importante que saibam que estudos mostraram que “a COVID está entre as 10 principais causas de óbito de crianças dos 5 aos 11 anos e tirou mais vidas do que a somatória de todas as mortes provocadas por doenças da infância, para as quais existem vacinas”.

DICAS

VÍCIOS

A carga de tensão na pandemia alimentou até os nossos vícios, ou fez alguns surgirem, porque o estresse e o ambiente podem ser gatilhos para isso. Tem gente, por exemplo, que ficou vidrada, grudada no celular, outros perderam o controle e equilíbrio alimentar, pessoas que fumam, passaram a fumar mais, pessoas que bebem, passaram a beber mais, surgiram jogadores e compradores compulsivos. Saiba que, se isso aconteceu com você, para poder enfrentar estes tipos de problemas procure ajuda de profissionais, será muito importante!

VACINA PARA CÂNCER

A vacina que previne o câncer provocado pelo HPV reduz em quase 90% o risco de se ter um tumor de colo de útero, ela está aí à disposição da população, mas a adesão no Brasil é muito pequena. Saiba que bastam duas picadas no braço, no início da adolescência, e você tem proteção contra esta grave doença para o resto da sua vida. Seja esperto, corra, não deixe de tomar esta vacina, evite o pior.

CREME DE AVELÃ

Veja só! Quem poderia imaginar que este gostoso produto pudesse fazer mal. O creme de avelã é cheio de açúcar e fonte de óleo de palma, que são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Ele aumenta seu colesterol, os triglicerídeos e a gordura no corpo, dando destaque para o acúmulo de gordura no fígado, que não é uma coisa boa. Saibam que segundo os nutricionistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) três colheres por dia deste creme já fazem um grande estrago.

ÓLEO DE PALMA

Esteja atenTo porque a indústria está eliminando o uso da gordura trans, mas está colocando no lugar o óleo de palma. Falamos acima que este óleo é prejudicial à saúde. Eles chamam, para disfarçar, de gordura de palma ou oleina de palma. Fique atento! Preste atenção também quando encontrar no rótulo do alimento o termo gordura vegetal, porque esta pode ser a gordura trans clássica ou outro óleo modificado que também é prejudicial. Todo o cuidado é pouco.

QUER SABER ONDE O ÓLEO DE PALMA MARCA PRESENÇA?

Vamos apresentar agora uma pequena lista de coisas, tenha cuidado com os bolos prontos, sorvetes de massa, cookies, pães integrais, barrinhas de cereais, granolas, bombons, biscoitos, inclusive os fits. Como você pode constatar o “óleo bandido” está em muitas coisas gostosas e em muitas coisas que estamos comendo. O triste é constatar que achamos que estamos nos alimentando corretamente, quando, na verdade, estamos de novo sendo enganados pela indústria que só tem uma preocupação: ganhar dinheiro. Volte a ler os rótulos, refaça seu cardápio saudável e fique atento.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome