DICAS
CONHEÇA NOSSO SEGUNDO CÉREBRO
e influencia intensamente no nosso comportamento. Os pesquisadores descobriram nestes estudos que bactérias do intestino se comunicam com o cérebro. Apoiados nessas descobertas, eles começaram a realizar diversas pesquisas e nelas identificaram que o nosso microbioma está profundamente relacionado com as diferenças de personalidade, humor e saúde mental do indivíduo. Para entender melhor este estudo, veja o que eles descobriram em uma das pesquisas realizadas com alguns ratos que receberam o microbioma de uma pessoa com depressão.
A consequência foi que estes ratos passaram a apresentar os sintomas ligados a doença. Sabendo disto, fica a pergunta: mas, se o meu intestino é tão importante assim, influencia tanto no meu comportamento e saúde, por que não o trato com o cuidado que ele merece?
Perceba que não realizar os exames de rotina, como se costuma fazer em relação a outros órgãos, é um dos primeiros grandes erros. Partindo disso, especialistas indicam que os exames a seguir deveriam ser realizados no mínimo uma vez por ano, caso haja o desejo de cuidar melhor do “segundo cérebro”: Endoscopia-Colonoscopia e Exames laboratoriais.
Portanto, amigos, sabedores de que o intestino interfere bastante na nossa vida, todos nós devemos tentar prevenir do que remediar alguns dos males decorrentes desta falta de cuidado. Dessa forma, vamos nessa, comecemos imediatamente, a cuidar do nosso intestino com regularidade. Procure um médico e veja o que ele vai prescrever para você.
DICAS PARA MANTER SEU INTESTINO SAUDÁVEL
• Aumente o consumo de Frutas e Vegetais – Esses alimentos estão em primeiro lugar na lista por serem ricos em fibras que ajudam a regular o intestino.
• Beba muita água – A ingestão de água é fundamental para o intestino, além de ajudarem a formar o bolo fecal, evitam que as fezes fiquem ressecadas.
• Escolha uma atividade física de sua preferência – O importante é deixar o sedentarismo de lado e mexer o corpo.
• Evite o contato com toxinas – Poluição, fumaça de tabaco e álcool comprometem o organismo e o funcionamento do intestino.
• Tenha uma boa mastigação – Mastigue bem a comida na hora das refeições, sente-se e coma calmamente, não esqueça que a digestão inicia na boca.
• Cuidado com o estresse – Este e a agitação da vida cotidiana interferem negativamente na saúde do intestino.
• Procure ingerir iogurtes e leites fermentados – Estes contêm micro-organismos que melhoram a flora intestinal, auxiliando na digestão e absorção de nutrientes.
MAIO ROXO – MÊS DOS CUIDADOS COM O INTESTINO
Maio Roxo é o mês dedicado para aumentar a consciência e a familiarização com as Doenças Inflamatórias Intestinais (DII). Neste mês, intensificamos nossos esforços para alertar sobre: Retocolite Ulcerativa e a Doença de Crohn, as duas principais DII.
– Retocolite Ulcerativa – DII crônica, não contagiosa, em que há inflamação no intestino grosso e na mucosa do reto. Esse processo inflamatório pode provocar sintomas como diarreia, hemorragia, cólicas e febre;
– Doença de Crohn – É uma enfermidade inflamatória crônica que pode afetar todo o sistema digestivo. Esse processo inflamatório é mais invasivo e compromete todas as camadas da parede intestinal: mucosa, submucosa, muscular e serosa. Sintomas comuns podem ser dor abdominal associada à diarreia, febre, perda de peso e enfraquecimento devido a dificuldade em absorver os nutrientes.