Cinco dicas para cuidar do carro

Algumas pessoas cuidam do próprio carro como se fosse um filho. Outros só prestam atenção no veículo quando ele começa a dar problemas. Mas você não precisa chegar a um desses extremos para deixar o possante sempre em dia. Confira cinco dicas para cuidar do carro na maior facilidade.

1. Aprenda a verificar o nível do óleo e da água
Dependendo da quantidade de quilômetros que você faz por mês, esta tarefa deverá ser realizada ao menos uma vez a cada quinze dias. Mas fique tranquilo que isso não exigirá muito conhecimento técnico.
Com relação ao óleo, a primeira coisa a aprender é que ele só deve ser verificado com o motor desligado há pelo menos 10 minutos, com o automóvel em um lugar plano. Com isso, você pode olhar o nível, que deve estar entre o mínimo e o máximo da vareta. Lembre-se também dos prazos de troca, que geralmente ficam entre 10 mil e 15 mil quilômetros.
O líquido do arrefecimento, que é composto por água e um aditivo para conservar as peças, também deve ser verificado com o motor frio. Se estiver pouco abaixo do nível, basta completar. E ele também precisa ser trocado a cada 10 mil quilômetros.

2. Mantenha o carro limpo
Limpar o carro não é só uma questão de estética. A sujeira, tanto no interior como no exterior compromete a pintura, pode provocar manchas e ainda é capaz de causar danos nocivos à saúde do condutor e dos passageiros.

3. Limpe o motor do automóvel
A cada um ou dois anos, leve o carro à lavação para limpar o motor. Quando está limpo, ele trabalha muito melhor e ainda permite que o condutor perceba fugas ou vazamentos com antecedência, imprescindível para evitar gastos desnecessários.

4. Dirija com precaução
Ao conduzir de maneira cautelosa, o condutor está zelando pelo bem estar, tanto dele próprio quanto do veículo, evitando colisões, raspões e uma série de outras avarias nocivas ao carro.

5. Estacione na sombra
A tinta do carro é a primeira barreira contra diversos fatores, protegendo o veículo das ações do tempo e evitando o aparecimento da ferrugem, por exemplo. Por este motivo, é importante tomar muito cuidado com a exposição prolongada ao sol e a incidência dos raios ultravioleta, que desgastam e corroem a tinta do carro.

Fonte: LitCar

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome