Boas notícias

Esse colunista conversou com Tamires Furtado, diretora da Vigilância em Saúde e chefe da Vigilância Epidemiológica de Pelotas, junto às enfermeiras Ana Alice Maciel e Rita Carvalho, responsáveis pelo Setor de Imunizações, e as notícias são promissoras.
Segundo Ana e Rita, das 55 Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), (casas geriátricas ou lares para idosos) de Pelotas, até quinta-feira (28), em 40 delas idosos e trabalhadores das casas já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
Outras notícias boas divulgadas pelas enfermeiras são sobre os profissionais que atuam na área da saúde no município. Todos foram vacinados! Divulgaram também que os três hospitais que atendem Covid e outras doenças já receberam as doses solicitadas e estão vacinando seus funcionários. A comunidade indígena residente em Pelotas já foi vacinada.

Lanhos
Com um único golpe, a Prefeitura de Pelotas causou lanhos no princípio da publicidade. Isso aconteceu no processo de seleção de pessoas para admissão em contrato administrativo temporário para Videofonista Auxiliar de Regulação (32 vagas) e Técnico de Informática (2 vagas), autorizado pela Lei Municipal nº 6.877, aprovada pelo legislativo em 23 de dezembro de 2020.
A publicação oficial do edital e das demais etapas e/ou informações do processo foi feita no Diário Oficial dos Municípios, no site www.diariomunicipal.com.br
Quem dentre os cidadãos e cidadãs comuns, desempregados, tem o hábito de ler o Diário Oficial dos Municípios?

Lanhos I
Cronologia dos fatos.
A Lei nº 6.877 foi aprovada dia 23 de dezembro de 2020. Dia 24 foi véspera de Natal, dia 25, sexta-feira, Natal. Já dias 26 e 27 foram sábado e domingo. O processo voltou a ter movimentação quando o Executivo fez a publicação no Diário Oficial dos Municípios em 31 de dezembro de 2020. Dia 1º de janeiro foi feriado. Dias 2 e 3, sábado e domingo.
Dia 4 de janeiro, segunda-feira, às 13h45 foram abertas as inscrições no site da Prefeitura e às 23h59, foram encerradas. Os interessados tiveram míseras 10 horas e 15 minutos para fazer a inscrição.

Lanhos II
A falta de ampla publicidade, inclusive local, e o tempo de 10 horas e 15 minutos para inscrições seria privilégio para poucos e exclusão para muitos.
Tais motivos levaram o advogado Antônio Ernani Pinto da Silva a impetrar a Ação Popular nº 5000486- 37.2021.8.21.0022/RS, distribuída à 4ª Vara Cível de Pelotas, que obteve antecipação de tutela determinando a reabertura do prazo de inscrições até 27 de janeiro de 2021.
Os vereadores de Pelotas, tanto da legislatura anterior quanto da atual, não cumpriram sua principal função, fiscalizar atos do Executivo. Foi necessário um cidadão tomar para si a responsabilidade de 21 vereadores eleitos e remunerados com recursos do povo.
O advogado, professor, biólogo e antropólogo Antônio Ernani Pinto da Silva colocou seu conhecimento a serviço da população da região. A coluna, em nome dos candidatos que puderam se inscrever no período reaberto pela justiça, reconhece esse exemplo de cidadania.

Falecimento
Com profundo pesar registramos o falecimento de Rui Odilon Schellin Ribeiro, em decorrência da Covid-19 no dia 26 de janeiro de 2021. Após aposentar-se pela Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), criou a empresa de tratamento químico de ferros e outros metais denominada Zincagem Cromar.
Rui para alguns, Odilon para outros, foi um raríssimo empresário e funcionário. Seu coração e suas ações dividiram-se em dois lugares: ocupando o comando e também o lugar dos comandados.
A cada encontro apresentava uma piada, uma adivinhação, além da permanente disposição de ajudar sem importar a quem, aliada a uma infinita afeição por presentear os amigos.
Nossos sentimentos a família e aos funcionários da Zincagem Cromar.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome