Aveia, descobertas brasileiras, Covid-19 e fertilidade dos homens e mais

Hospital Miguel Piltcher.

ENTREVISTA

O entrevistado de hoje é o Dr. Marcus Chiattoni, CRM 20813, cirurgião vascular do Hospital Miguel Piltcher.

JTR – Dr. Marcus o que são varizes? É um problema que ocorre nas veias dos membros inferiores. Elas aumentam de calibre e inflamam. Existem 6 graus de complicação: C1 – “vasinhos na pele”; C2 – veias dilatadas e tortuosas; C3 – Edema (inchaço de C1 e 2); C4 – pigmentação da pele; C5 – úlcera venosa cicatrizada e C6 – úlcera venosa ativa.

JTR – Dr. Marcus como surgem as varizes? Quem nasce com a predisposição pode ter ao longo da vida, porém fatores como trabalho em pé, gestações, uso de hormônios e esforço físico contribuem para o agravamento precoce do problema.

JTR – Dr. Marcus, qual é o melhor tratamento para varizes? O tratamento é determinado após avaliação com o especialista, podendo ser cirurgia a laser, secagem de vasinhos com injeção, uso de meias elásticas e compressivas e medicamentos.

DICAS

Aveia é show

Vejam quais são as substâncias que existem na aveia que a tornam SHOW. Primeiro, os micronutrientes que abrangem as vitaminas e os minerais, que são muito abundantes no alimento. A saber, o alimento é rico em vitamina E, complexo B, zinco, fósforo, ferro, potássio, entre outros. Segundo, os macronutrientes, o carboidrato em forma de amido, proteínas e gorduras insaturadas. Terceiro, as fibras, especialmente o farelo, que contém um mix fibroso excelente com betaglucana e fibras insolúveis que são excelentes para o coração e o intestino.

Olha aí o leite de aveia

Com a crescente adesão a cardápios vegetarianos muita gente tem optado em tomar bebidas vegetais no lugar do leite. A aveia está sendo muito utilizada, todos sabemos que ela vai muito bem no preparo de vitaminas de frutas. Agora, algumas marcas estão fazendo bebidas vegetais a base de aveia, utilizando para incrementar e igualar o teor de nutrientes uma importante substância, que é o cálcio extraído de algas marinhas. Experimente! Você vai gostar e ficar bem servido.

Brasil é top em descobertas revolucionárias

– Recentes estudos realizados por profissionais da Universidade Federal do Ceará (UFC) revelaram que a pele da TILÁPIA pode ser uma importante aliada a ser utilizada na cirurgia de readequação do órgão sexual feminino. A pele de Tilápia já é bastante utilizada nos curativos para queimados, agora este estudo revela que meninas que tenham nascido sem o canal vaginal (agenesia) podem, por meio cirúrgico utilizando a pele da Tilápia, readequá-lo.

– Profissionais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) decidiram seguir um caminho diferente para sequenciar diretamente o RNA do coronavírus e obtiveram um resultado 25 vezes melhor que os métodos tradicionais. Nas descobertas que fizeram de como funciona este agente invasor, praticamente abriram caminhos para novos tratamentos.

– Profissionais da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desenvolveram uma solução capaz de flagrar anticorpos da hanseníase (LEPRA) no sangue, com isso agora se consegue encaminhar um maior número de pessoas aos médicos. Os resultados do exame ajudam a direcionar o tratamento e o mal pode ser erradicado mais rapidamente.

Covid e fertilidade dos homens

Estavam achando que ele só matava! Pois se enganaram. Estudos oriundos da renomada Universidade de São Paulo (USP) comprovaram que a COVID-19 provoca alterações hormonais e, nos espermatozoides, consegue chegar aos testículos e agredi-los intensamente. Este estudo utilizou homens que tiveram diferentes tipos de contaminação, assintomáticas, leves e graves e comprovou que a COVID chega aos testículos, se aloja e provoca lesões, que comprometem a produção de testosterona e de espermatozoides.

Por isso, atentos principalmente, podemos não morrer, mas, talvez fiquemos sem uma capacidade que não gostaríamos de perder. Por isso, use máscara, álcool gel e evite aglomerações.

Dispositivo que checa pressão intracraniana em tempo real

A medição da pressão intracraniana é importante e deve ser realizada para prevenir o Acidente Vascular Cerebral (AVC), detectar casos de meningite, hidrocefaléia, traumas, encefalopatia hepática e hemodiálise. Surgiu uma tecnologia não invasiva, a Brain4care. Fruto de estudos do professor Sérgio Mascarenhas, trata-se de um equipamento que, com inteligência artificial, fornece dados para que estes possam avaliar e prever se o cérebro está sob pressão e pode sofrer danos.

 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome