Alimentos que aumentam a saciedade, excessos, tabagismo e câncer de boca

Hospital Miguel Piltcher.

ALIMENTOS QUE AUMENTAM SUA SACIEDADE

Quando bate a fome, ninguém imagina o processo complexo que está por trás dessa sensação tão rotineira da vida. Da escolha até o ato de comer, existem algumas etapas, como: planejar, escolher os alimentos, definir os horários das refeições, decidir onde comer, qual a refeição mais apropriada e, claro, qual é o tamanho da fome naquele momento. Por isso, o planejamento por uma alimentação adequada e saudável contribui para boas escolhas nos momentos de fome. Os alimentos que conseguem te saciar por mais tempo, evitando que você coma mais que o necessário, são os ricos em proteínas, fibras e lipídeos. A última coisa que é importante ressaltar sobre saciedade tem mais a ver com o seu comportamento. Sabia que a mastigação também é sua aliada? Não é novidade que uma boa digestão começa pela boca. Além de ser muito mais prazeroso, comer devagar permite que você usufrua ainda mais dos sabores e das texturas dos alimentos.

OS RISCOS DO EXCESSO DE AÇÚCAR, SAL E GORDURAS

Óleos, gorduras, sal e açúcar são produtos alimentícios usados para temperar e cozinhar alimentos e para criar preparações culinárias, porém contêm alto teor de alguns nutrientes que podem ser prejudiciais à saúde, como o sódio (que é a base do sal de cozinha), o açúcar livre (presente no açúcar branco) e as gorduras saturadas (encontradas nas gorduras presentes nos queijos, na manteiga e em alguns óleos vegetais). Pesquisas comprovaram que o consumo excessivo do sódio contido no sal pode provocar doenças como insuficiência renal, acidentes vasculares cerebrais (AVC, ou derrame) e hipertensão. O excesso de gorduras saturadas também aumenta significativamente o risco de doenças cardíacas, entupimento das veias do coração e obesidade, enquanto o açúcar pode facilitar o aparecimento de problemas que vão da cárie dentária à obesidade e ao diabetes. O segredo é ter moderação, sempre, o que muitas vezes exige mudança de hábitos alimentares e moderação ao ingerir sal, açúcar e gorduras.

ATIVIDADE FÍSICA QUE PROMOVE EQUILÍBRIO

Yoga é uma atividade física capaz de trabalhar de forma complementar questões relacionadas ao estresse, à ansiedade, além de colaborar no tratamento da depressão e da insônia. A atividade trabalha o praticante em seus aspectos físico, mental, emocional, energético e espiritual visando à unificação do ser humano em si e por si mesmo. Entre os principais benefícios podemos citar a redução do estresse, a regulação do sistema nervoso e respiratório, o equilíbrio do sono, o aumento da vitalidade psicofísica, o equilíbrio da produção hormonal, o fortalecimento do sistema imunológico, o aumento da capacidade de concentração e de criatividade e a promoção da reeducação mental com consequente melhoria dos quadros de humor, o que reverbera na qualidade de vida dos praticantes.

O TABAGISMO E O CÂNCER DE BOCA

Entenda como a sua saúde bucal pode estar ameaçada. Muito já se fala sobre a relação estreita entre o câncer e o hábito de fumar. Essa consequência do uso de produtos de tabaco surge, inclusive, como uma das mais lembradas entre as pessoas e, claro, uma das mais temidas. Vale dizer que esse medo não é em vão, pois o tabagismo é responsável pelo surgimento de pelo menos 50 doenças, incluindo diversos tipos de câncer. Vale lembrar que o risco não se limita apenas ao cigarro. Charuto, cachimbo, fumo de rolo, rapé, narguilé e outros produtos derivados de tabaco também compartilham dos mesmos riscos, inclusive para o surgimento dos tumores na cavidade oral. Assim como acontece com diversas outras doenças, incluindo outros tipos de câncer, a prevenção passa pela manutenção de hábitos e estilos de vida saudáveis. Mas falando especificamente do câncer de boca, a prevenção primária baseia-se na redução da exposição aos principais fatores de risco, como tabaco e álcool.

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