Alegoria da Caverna

Caro leitor!

Você conhece a Alegoria da Caverna, de Platão?! O livro “A República” é o diálogo de Sócrates escrito por Platão, ambos filósofos gregos, do século IV a.C. Estes escritos trazem a compreensão sobre a Justiça e o Estado Ideal, fazendo-nos refletir sobre como seria a melhor forma de governo. É no livro VII, da “A República” que traz a narrativa da Alegoria da Caverna, no qual Sócrates nos conduz a imaginar pessoas presas dentro de uma caverna e que vivem ali desde que nasceram. Estas pessoas ficavam fascinadas pelas sombras de animais, pessoas, plantas e de coisas projetadas na parede da caverna.

Até que um dia, um dos prisioneiros consegue sair da caverna e, com a luz do sol, passa a enxergar como realmente são esses animais, plantas, pessoas e coisas que eram projetadas em forma de sombra. Após saber da verdade, como falar para aqueles que estão dentro da caverna e nunca viram o mundo externo, pois a caverna é a única realidade que eles vivem. Qual será a reação destas pessoas ao saber que as sombras projetadas na parede da caverna não é a coisa em si. Assim como estes, vários pensamentos surgem dentro desta reflexão, pois aqui nesse texto, temos somente uma síntese dessa narrativa dos escritos de Platão sobre Sócrates.

Não adentrando muito na teoria socrática e propondo também a refletir, a Alegoria da Caverna é uma das formas de representação de alguns pensamentos diante ao olhar de mundo. Qual destes olhares? Ora vivemos uma ilusão ora vivemos a realidade. Num determinado momento a ilusão e a realidade poderão ou não ser enfrentadas, serem colocadas de frente, uma diante da outra. Este enfrentamento pode vir como conquista ou dilema daquilo que está sendo vivido.

Para esmiuçar esta reflexão sobre o pensamento, faço a seguinte pergunta: Já te deparasses com uma ideia que tinhas certeza que era verdade e depois visses que não era? Ao descobrir a verdade é uma conquista realizada ou, pelo contrário, vistes que estavas vivendo um grande dilema. Pois bem, é exatamente desse pensamento que estamos refletindo.

Agora imagine tudo isso sendo vivido em várias etapas da sua vida, como por exemplo: na família, relacionamentos, trabalho, religião, política, e assim por diante. Como lidar com as ilusões ou os dilemas que precisamos enfrentar? Podemos fazer uma pequena brincadeira e chamar essa ilusão de fake news dos pensamentos.
O nosso café para por aqui e no próximo encontro irei falar como lidar com estas ilusões. Usarei de outra alegoria para esta reflexão. Para isso, vou precisar da ajuda de Harry Potter.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome