Agosto é o mês dedicado à sua saúde vascular

Esta semana fugiremos um pouco da nossa conversa mensal sobre varizes exclusivamente e vamos abrir espaço à amplitude da especialidade Cirurgia Vascular. O mês de Agosto é o mês escolhido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular – SBACV, pela qual eu sou especialista, para conscientizar da importância da sua saúde vascular.

As doenças arteriais estão entre as mais prevalentes no país e são associadas a fatores de risco muito conhecidos como: sedentarismo, tabagismo, obesidade, pressão alta, colesterol alto, diabetes… quando mal controlados estes fatores causam danos à artérias do corpo e podem cursar, por exemplo, com obstrução das artérias que irrigam o cérebro (Acidente Vascular Cerebral – AVC), obstrução das artérias que irrigam as pernas (que quando gravas podem levar à amputação do membro), além de aneurismas e dissecções.

No caso das veias, o principal fator de risco é o genético. As varizes representam doença venosa mais frequente. Porém, não podemos esquecer da Trombose Venosa Profunda, também muito frequente e que pode ser grave se ocorrer uma Embolia Pulmonar associada. Além do fator genético, o uso de anticoncepcionais, terapia de reposição hormonal e tabagismo representam fatores de risco expressivos. Atualmente, o vírus da COVID-19 também se tornou um fator de risco extremamente relevante.

E a vacina doutora? Pode causar trombose? Recebo esta pergunta toda semana no consultório. Bom, foi encontrado um discreto aumento de risco de trombose associada a vacina Oxford/Aztrazeneca, mas que nem de longe chega perto ao risco de trombose induzida pelo vírus da COVID-19.

Para cuidar da sua saúde vascular aí vão algumas dicas: controle seu peso, pratique atividade física regular, alimente-se de comida de verdade e alto valor nutricional, não fume, olhe para suas pernas e pés… e se precisar, conte conosco!

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome