O mau tempo é desafiador até mesmo para motoristas experientes. Confira alguns cuidados para dirigir na chuva!
Inegavelmente, dirigir na chuva assusta muitas pessoas, porque a visibilidade é reduzida e os pneus não ganham a aderência que deveriam. Dessa forma, é indispensável manter o veículo em boas condições e colocar em prática as instruções relacionadas à direção defensiva para que o percurso termine bem.
1 – Evite freadas bruscas
Em diversas ocasiões, a chuva pega os motoristas de surpresa. Se isso acontecer com você e estiver em alta velocidade, não freie bruscamente. Apesar de ser importante conduzir devagar enquanto dirige na chuva, faça a troca de marchas gradualmente. Afinal, como os pneus não estão com a aderência ideal, ao fazer isso as chances de derrapagem são altas, colocando em risco a sua segurança e a de outras pessoas.
Por outro lado, se perceber que o carro já perdeu o contato com a via, mantenha as duas mãos firmes no volante e tire o pé do acelerador até que a situação seja normalizada.
2 – Use o farol baixo
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o farol baixo deve ser usado em rodovias e no perímetro urbano. Ao dirigir na chuva a situação não muda. Aliás, se você acionar o farol alto, sua visão será ofuscada devido ao reflexo dele sobre a água.
3 – Mantenha distância do veículo da frente
Sobretudo, este já é um cuidado que precisa ser tomado independentemente de estar chovendo ou não. No entanto, diante de um mau tempo a desvantagem da aderência torna-se um fator decisivo, caso o carro da frente pare inesperadamente.
Além disso, a chuva prejudica a sua visibilidade, te impedindo de antecipar algum movimento ao redor que pode fazer com que outros condutores parem. Portanto, adote uma distância de segurança de 10 metros sempre.
4 – Revise os limpadores de para-brisa
Certamente, os dias de sol podem ter ressecado as borrachas dos limpadores de para-brisa. Logo antes de começar os dias de chuva, não deixe de verificar o estado de conservação dessas peças.
Ao mesmo tempo, ligar o ar-condicionado e passar uma flanela seca do lado de dentro dos vidros também são ações que melhoram a visibilidade.
5 – Tome conhecimento de avenidas alagadas
Evite aquelas ruas da sua cidade que sempre ficam alagadas durante os períodos de chuva. No entanto, se estiver num local desconhecido, pare o veículo e tente pesquisar quais vias costumam acumular água. Aplicativos como o Waze podem compartilhar esse tipo de informação.
Caso veja que carros à frente não conseguiram percorrer um trecho devido ao alagamento, não insista. Pelo contrário, encoste o carro e espere o nível baixar.
6 – Cuidado com os pedestres
Por fim, seja gentil com as pessoas que estão a pé. Geralmente, elas atravessam a rua correndo na tentativa de sair da chuva o mais rápido possível. Nesse sentido, podem não prestar atenção nos carros que se aproximam.
Fique atento(a) à circulação de pedestres evitando, assim, atropelamentos.
Fonte: Jorlanpp