O município de Piratini completa no dia 6 de julho, 233 anos e comemora, na retomada das atividades, com a tradicional Semana da Cultura, com intensas atividades de 1º a 6 de julho.
Entre os destaques estão o coquetel de abertura da Semana da Cultura, que ocorre na sexta-feira (1º), às 19h, na Sociedade Recreio Piratiniense e que contará com apresentações da Fábrica de Gaiteiros e Escola de Música. Além disso, durante toda a semana ocorrem atividades como o Baile de escolha da Senhorita Piratini, com animação da banda Hawaí, Teatro do Bebé, Ronda Estudantil Tradicionalista (Retra) e palestra do ex-jogador Paulo César Fonseca do Nascimento, o Tinga, entre outras.
O prefeito Márcio Porto (MDB), com um ano e meio de administração já apresenta aos seus cidadãos uma cidade de cara nova, onde a palavra renovação se espalha por todos os setores da cidade, seja na saúde, educação, infraestrutura, estradas, transporte e outras.
“Já evoluímos bastante, com um up muito grande especialmente na área da saúde, seja na renovação de frotas e convênios, em que dobramos o valor do convênio do Hospital Nossa Senhora da Conceição, seja na redução das filas nas cirurgias gerais eletivas, registradas desde 2019”, diz.
Outros avanços, segundo o prefeito, se referem ao pronto atendimento em saúde e o transporte de pacientes para outros municípios como Rio Grande, Pelotas, Porto Alegre, para consultas com especialistas e na área da saúde bucal, inclusive para pessoas com deficiência. Além disso, os postos de saúde ganharam mais qualidade a partir de reforma das unidades. “Em relação ao que encontramos quando chegamos, a saúde teve uma grande evolução”, afirma.
A administração também investiu forte na profissionalização de seus colaboradores, com treinamentos na área de gestão e integração de equipes, assim como na aquisição de veículos. “A frota da saúde foi praticamente renovada com a aquisição e reforma de 10 a 12 veículos”, diz o prefeito, apontando que grande parte foi adquirido com recursos próprios, e o restante a partir de emendas parlamentares e convênios.
O impacto se estendeu também pelas demais secretarias como, por exemplo, a de Obras. “Conseguimos colocar equipes, uma em cada distrito e colocar em dia as contenções das pontes, reforma e organização dessas estruturas”, disse. Ele também ressalta a valorização do funcionalismo público, com reajuste de salários, diárias e ajuda de custo.
Também houve investimentos em equipamentos e máquinas especiais para limpeza urbana, com a compra de minicarregadeira e vassoura, assim como a designação de uma equipe somente para o turno da noite, conta. “Também foi trocado o recolhimento de lixo para a noite e hoje, ao entrar na cidade, se encontra um ambiente limpo, pintado e organizado”, diz.
O prefeito destaca ainda a elaboração de planejamento estratégico para a contratação de financiamentos e convênios para pavimentação urbana, como o Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento e o Pavimenta RS, do governo do Estado. “Estamos com projeto para execução, até o final do ano, de R$ 10 milhões em pavimentação pública e calçamento”, ressalta.
Outro ponto citado por Porto é a regularização de casas, terrenos e doações que estavam desde 2000 à espera da ação. “Foi feito junto com o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja) a regularização de várias unidades fundiárias”, acrescenta.
Na educação, foram comprados 19 ônibus e alguns foram reformados. O chefe do Executivo piratinense destaca que, hoje, praticamente toda a frota do transporte escolar é própria. Ainda nesta área, além da organização de toda a parte pedagógica, foi feita a Escola Rural de turno integral, em que os alunos frequentam as aulas nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras, com atividades do campo na quarta-feira, explica. As instituições atendem em torno de 1.250 alunos.
No turismo ele destaca a volta da realização, após dois anos de pandemia, da Semana Farroupilha, evento tradicionalista, com 12 dias de apresentações e manifestações alusivas à data, de 9 a 21 de setembro.
Com diversos atrativos turísticos, o município possui locais que marcam os momentos da história em que Piratini viveu a época de Primeira Capital Farroupilha. Nesse sentido, possui grupo de teatro que encena estes momentos e os principais personagens.
Ele lembra, ainda, da Escola de Música, que possui mais de 100 alunos, tocando gaita, violão e cantam. Na terça-feira (5), na programação da Semana de Cultura, será inaugurado o Centro de Atendimento ao Turista, com lançamento do projeto Conheça Piratini e realização de tour temático com o Grupo de Artes EncenAção.