Piratini sedia 35° Encontro de Mulheres Trabalhadoras Rurais

35° Encontro de Mulheres Trabalhadoras Rurais. (Foto: Rafael Dias/Emater-RS-Ascar de Pelotas)

Nesta quarta-feira (08), mais de 800 pessoas de diversos municípios da região, sendo a maioria mulheres, se reuniram no Camping Municipal de Piratini para o 35° Encontro de Mulheres Trabalhadoras Rurais, realizado pela Prefeitura, Emater/RS-Ascar, Fetag, Senar, Associação dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais Regional Sul (ASTRRS) e Sindicato do Trabalhadores Agricultores Familiares de Piratini (Staf), que foi o anfitrião do encontro neste ano. O evento foi prestigiado por autoridades, representantes do poder público e lideranças sindicais.

Após a mística de abertura, o evento contou com a fala da coordenadora de Mulheres da Fetag, Maribel Costa Moreira, seguida por palestra sobre “Mulheres que fazem História”, ministrada por Maria Emília Soares. Após o almoço, os participantes desfrutaram de uma tarde de lazer junto ao balneário municipal, com apresentações musicais de bandas da região.

Neste ano, a Emater/RS-Ascar, em parceria com as secretarias estaduais da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e de Desenvolvimento Rural (SDR), promoveu atividades com temas que contemplam a segurança alimentar, alimentação saudável, educação e promoção da saúde, e agricultura de base ecológica. Foram doadas dezenas de mudas de frutíferas nativas e plantas ornamentais, além de sementes crioulas que contemplam a campanha “Sementes e Mudas para continuidade da vida”, que visa incentivar a produção de alimentos para o autoconsumo e agregação de renda para as famílias.

Também foram distribuídos no estande da Emater/RS-Ascar diversos materiais informativos sobre o consumo consciente de sal e açúcar, e sobre cuidados e prevenção do câncer de mama, colo do útero e de pele, além de folder sobre o congelamento do milho verde para consumo humano e receitas para produção de caldas para controle de pragas e doenças.

“Há mais de cem anos a data de 8 de março é comemorada em todo o mundo, com a realização de atividades de reflexão sobre as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres”, evidenciou o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Pelotas, Ronaldo Clasen Maciel, ao ressaltar que, na área de abrangência do Regional Pelotas, “a Emater assistiu 5.990 mulheres rurais no ano de 2022”.

Além do gerente Maciel, prestigiaram a 35ª edição do Encontro de Mulheres de Piratini, o prefeito Marcio Porto, a coordenadora Estadual de Mulheres e Aposentados da Fetag, Maribel da Costa Moreira, a coordenadora de Mulheres da Regional do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santana da Boa Vista, Marcia Porto Gutierres, o coordenador da Regional Sul de Pinheiro Machado, José Almeida, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piratini, Gilnei Carvalho Dutra.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome