Secretaria da Saúde de Pinheiro Machado realiza campanha de conscientização do Novembro Azul

As equipes das UBSs realizam orientações sobre a campanha (Foto: Divulgação)

O Novembro Azul é uma campanha criada pelo Instituto LAL e tem o objetivo de alertar a população, especialmente os homens, sobre a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença quando descoberta no início chega a ter até 95% de chance de cura. Atualmente, a campanha alerta sobre a necessidade do homem cuidar da saúde de forma integral, ir além do físico e cuidar também o emocional.

O slogan da campanha de 2020 “Seja homem: Se cuide”, é uma forma de estimular os homens a se atentarem para os cuidados com a saúde, vencer a ideia ultrapassada de que tem que ser forte e não precisa se cuidar.

Em Pinheiro Machado, devido à pandemia, não haverá atividades específicas sobre a campanha. “As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão orientando sobre a importância do homem cuidar da saúde. Os profissionais da Atenção Básica realizaram curso online disponibilizado pelo Ministério da Saúde”, explicou a enfermeira Carolina Faria.

A população precisa entender que os cuidados com a saúde devem ser o ano inteiro e o quanto é necessário o tratamento preventivo. “O Novembro Azul é uma campanha de conscientização da saúde do homem, de avaliação clínica, vai além do câncer de próstata.

Nas UBSs temos os testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites. Aproveitamos a campanha para a realização desses testes”, declarou Carolina.

O paciente que necessita de atendimento urológico especializado é encaminhado ao Hospital de Piratini, que é referência regional.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome