Na segunda-feira (2), a Associação Pinheirense de Apicultores (APA), realizou o IV Concurso Municipal de Qualidade do Mel, o evento integrado à Semana do Município de Pinheiro Machado, aconteceu no Ginásio do Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro, em parceria com a EMATER|RS-ASCAR, Prefeitura Municipal de Pinheiro Machado e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR).
O extensionista rural, Rafael Lopes, ressaltou a importância da realização do concurso no município. “É de extrema relevância valorizar as atividades coletivas (associações), demonstrar novas maneiras de utilização do mel e produtos apícolas, incentivar a utilização do mel em receitas aumentando assim o consumo do produto natural. Também é fundamental mostrar a qualidade do mel produzido na região e apresentar ao apicultor melhorias que podem ser realizadas através do processamento adequado garantindo a qualidade do produto”.
O STR é um grande parceiro da APA e mais uma vez está apoiando o concurso de Qualidade do Mel. O presidente do STR, Júlio Moreira, que também é apicultor, ressaltou que a “Apicultura é uma alternativa rentável para diversificar a propriedade e afirma que o mel produzido em Pinheiro Machado é diferenciado”.
A programação do concurso foi bem diversificada com realização de oficinas, demonstrações de produtos derivados do mel e julgamento. Mostra e degustação de uma grande variedade de alimentos e bebidas e cosméticos à base de mel, entre eles, cera depilatória, extrato de própolis e mel em favos.
As oficinas realizadas foram Oficina de Controle do ácaro (Varroa destructor), através da utilização de ácido oxálico em tiras; Oficina de Uso Medicinal do Mel; Oficina de Alveolação da Cera e Mostra de equipamentos apícolas.
Ao todo, 48 produtores participaram do concurso e 18 apicultores se inscreveram para a avaliação do mel que foi classificado em duas categorias; Mel Claro e Mel Escuro, conforme regulamento do concurso.
A valorização da Gastronomia do Mel foi um dos destaques do concurso, diversos pratos foram apresentados pelos produtores. O objetivo é promover a utilização do mel na culinária em receitas de pães, bolos e biscoitos. A premiação de “Destaque Gastronomia do Mel” foi concedido a jovem, Júlia dos Santos da Silva, pela diversidade de receitas produzidas com mel.
Durante a avaliação os julgadores atribuíram notas de 1 a 5, por avaliação sensorial, nos quesitos: Aparência, Aroma e Sabor para cada amostra, a classificação foi obtida pelo somatório de notas.
Na categoria Mel Claro, com 12 amostras, foram classificados:
Kari Schneider Dummer – 1º lugar
Carmen Lúcia Fagundes – 2º lugar
Valter Gomes Pereira – 3º lugar
Na categoria Mel Escuro, com 8 amostras, foram classificados:
José Elpídio Alves da Silva – 1ª lugar
Vanderly Tonatto Moraes – 2º lugar
Riete Ferreira da Silva – 3º lugar