Vice-Prefeito e chefe de Gabinete de Pinheiro Machado participam de reunião da Azonasul

Reunião ocorreu na quarta-feira (17), em Pelotas. (Foto: Divulgação)

Na quarta-feira (17), o vice-prefeito, Rogério Moura e a chefe de gabinete, Lóren Pinto Ferreira, participaram da reunião da Associação dos Municípios da Zona Sul
(Azonasul), em Pelotas.

Além deles, outros 33 representantes dos municípios que compõem a Associação
estavam presente no evento que tratou sobre a alteração do critério de cálculo do ICMS/
Educação; definição da assinatura ou não do aditivo com a CORSAN; GGI ZONA SUL
e pesquisa de vitimização com apresentação da Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas,
sobre o Pacto pela Paz e apresentação de proposta de um Torneio de Futsal da Zona Sul.

Moura, salientou a importância da pesquisa de vitimização, a qual relata casos de violências que ocorrem dentro do município e que, muitas vezes, não aparecem nos boletins de ocorrências. “A partir daí poderemos nortear nossas ações para minimizar esses casos. Em relação ao aditivo da Corsan, a reunião foi muito esclarecedora, relatei que a estatal não vem cumprindo com o contrato frente ao município e pedi que seja realizada uma outra reunião com as prefeituras a fim de fazer uma análise criteriosa sobre a situação de cada município”, relatou.

A chefe de Gabinete, Lóren Ferreira, considerou a reunião muito produtiva. “Visto que, pela experiência do município de Pelotas, os demais municípios que compõem a Azonasul puderam vislumbrar, após a realização de pesquisa de vitimização e da criação de Gabinete de Gestão Integrada, com a participação da gestão municipal e de diversas forças policiais, alternativas para a redução da criminalidade e para a realização de políticas públicas adequadas ao perfil de cada município”, disse.

Sobre o Marco Legal do Saneamento e os efeitos da privatização da CORSAN para os municípios Lóren ressaltou: “O Advogado Gladimir Cieli fez uma explanação bastante esclarecedora a respeito dos direitos dos municípios e das alternativas que estes possuem para resolver os problemas ligados a esse tema. Ações como esta são extremamente importantes para que os municípios possam trocar experiências e criar alternativas conjuntas, que beneficiem a todos”.

Segundo o vice-prefeito, ao final da reunião ficou acertado que cada prefeitura irá repassar seu contrato junto a Corsan para ser analisado pelo assessor jurídico da Azonasul. “Dessa forma vamos buscar o caminho correto a ser seguido e que não fira os
interesses da comunidade Pinheirense”, afirmou.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome