Prefeitura de Pinheiro Machado busca Serviço Civil e Auxiliar de Bombeiros Voluntários 

Reunião realizada na sexta-feira (5) (Foto: Divulgação)

*Com informações da Assessoria de Imprensa

O município de Pinheiro Machado não dispõe de serviço de bombeiros e quando acontecem incêndios a população depende apenas da ajuda de voluntários e, na maioria dos casos, não é suficiente para evitar perdas e danos significativos. Na sexta-feira (5), o prefeito interino Ronaldo Madruga esteve em reunião no escritório do Corpo de Bombeiros Militar de Rio Grande, onde foram recebidos pelo tenente-coronel Everton Dias e sua equipe.

A ideia, segundo o prefeito, é instalar em Pinheiro Machado o Serviço Civil e Auxiliar de Bombeiros padrão Voluntários (SCAB Voluntários). Na ocasião, foi entregue ao tenente-coronel um ofício de solicitação do serviço.

O SCAB Voluntário funciona de forma supletiva com pessoas físicas e sob a regulamentação, credenciamento e fiscalização do Corpo de Bombeiros Militar que treina esses voluntários para se tornarem aptos a atuarem no combate de incêndios e em buscas e salvamentos.

Os voluntários trabalham de forma não remunerada, sem vínculo empregatício nem obrigações de natureza trabalhista previdenciária ou afim, nos termos da legislação específica que dispõe sobre o serviço voluntário.

Segundo o prefeito, já existe a proposta de uma licitação para um caminhão pipa que viria a contribuir nesse trabalho. A ideia também é firmar uma parceria para conseguir os equipamentos de proteção individual para os voluntários.

Durante a reunião, ficou estabelecido que após o período de bandeira preta, o prefeito vai visitar os municípios que já trabalham com essa modalidade de serviço. “Queremos mais informações e respaldo de como instituir de forma funcional e legal esse serviço no município”, afirmou Madruga.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome