Acontece neste sábado (21) e no domingo (22), a 28ª edição da Descida do Rio Camaquã, em Pinheiro Machado. Este ano, o evento traz uma nova proposta além do lazer e entretenimento, com a 1ª Gincana Ecológica.
Durante o trajeto de navegação, será realizada a coleta de descartes de lixo no leito ou na beira do rio. Além da retirada de poluentes do meio ambiente, a atividade visa conscientizar as pessoas sobre os devidos cuidados para preservação do rio.
Segundo o vice-prefeito Rogério Moura (PSB), o objetivo da gincana é recolher o lixo que foi descartado de forma irregular. “No rio, será coletado todo material que os próprios remadores usarem, porém, para a gincana valerá o número coletado daquele material que já se encontrava por lá. Os julgadores da Gincana serão muito especiais. São os alunos da rede municipal de ensino”.
Todo material coletado durante o trajeto será destinado para a Cooperativa de Reciclagem, em Pinheiro Machado. Três alunos da rede de ensino municipal vão participar da atividade da gincana representando as escolas municipais de Ensino Fundamental Avelino Assis Brasil, Dois de Maio e Manoel Lucas Prisco.
Moura é um dos participantes da Descida do Camaquã em dupla com o prefeito Ronaldo Madruga (Progressistas). Ao todo, são mais de 100 remadores e cerca de 90 embarcações.
No primeiro dia, os remadores vão percorrer 22 quilômetros a partir do acampamento na localidade da Restinga até a balsa, na divisa com Santana da Boa Vista. A largada no dia 22 será na propriedade de Carlos Aires até o acampamento, um percurso de 13 quilômetros.
Nos 35 quilometros percorridos os participantes vão passar por pontos de destaque, entre eles, Cachoeira do Fervor, Poço do Dourado, Cachoeira do Teté, Poço da Anta e Cachoeira do Diogo e a Balsa .