A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos (SMEC) de Pinheiro Machado promoveu recentemente processo seletivo para contratação de profissionais do ensino de técnicas agrícolas e de informática na rede municipal de ensino. As disciplinas vão ser incluídas na matriz curricular a partir deste ano.
Sobre a disciplina de Informática o prefeito Ronaldo Madruga (Progressistas), ressaltou que as tecnologias envolvem toda a comunidade escolar e trazem benefícios aos alunos como aumento do intelecto, acesso a informação e facilidade para lidar com novos pensamentos e culturas. “O uso das tecnologias contribui significativamente para o processo de aprendizagem e rendimento escolar dos alunos porque são poderosos instrumentos didáticos para dinamizar e aperfeiçoar as aulas, abrindo nova dimensão ao exercício intelectual dos alunos, desencadeando novas formas de agir e de construção do conhecimento”, disse.
A secretária de Educação Jaqueline dos Santos destacou a importância de formar cidadãos comprometidos com a agricultura através do ensino de técnicas agrícolas e a partir de técnicas educacionais e treinamento. Segundo ela, a disciplina vem para complementar a matriz curricular e contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional.
“Os alunos além de terem aulas das disciplinas comuns, português, matemática, geografia, história, química, física, inglês, têm como diferencial aula práticas de disciplinas relacionadas a conhecimentos da terra (como de zootecnia), associando ciência e agricultura, permitindo uma maior integração entre prática e teoria”, explicou.