Instituto Germinar é inaugurado em Pinheiro Machado

Inauguração do Instituto teve o descerramento de placa. (Foto: Divulgação)

Na tarde de terça-feira (28), a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, inaugurou o Instituto Germinar. O evento contou com a participação de autoridades locais, alunos, pais e membros da comunidade.

A cerimônia teve início com a apresentação dos alunos da Banda Furiosa da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Manoel Lucas Prisco.

O consultor em Gestão Pública, Gonçalino Mesko da Fonseca, destacou a importância da implantação do Instituto Germinar, enfatizando que a realização desse projeto foi possível graças à colaboração de muitas mãos em prol da educação inclusiva.

O prefeito Ronaldo Madruga (Progressistas) ressaltou que o Instituto é uma das obras mais significativas da gestão atual, enfatizando seu compromisso com a educação como um pilar fundamental para o desenvolvimento da comunidade.

“Esse projeto era tão sonhado e vai mudar a realidade das pessoas que precisam deste atendimento. O que fizemos é tão grandioso quanto qualquer obra que inauguramos em Pinheiro Machado. Temos o que devemos nos preocupar com as pessoas, são elas que fazem a nossa cidade, e não faria sentido não colocar nossos moradores em primeiro lugar, principalmente aqueles que mais chamam a atenção de nossa atenção”, disse. A secretária de Educação Jaqueline Castro dos Santos comemorou a inauguração, destacando ser um dia muito esperado para pais e alunos.

Além da apresentação da placa do Instituto, alunos e pais participaram do plantio de 11 mudas de girassol, símbolo representativo do Instituto. Esse gesto simboliza não apenas o crescimento das plantas, mas também o florescimento das oportunidades e do desenvolvimento pessoal que o local proporcionará.

Um aspecto notável do projeto é o seu compromisso com a inclusão e o atendimento especializado para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras necessidades. Os recursos para aquisição de equipamentos e materiais permanentes foram destinados através de emenda impositiva da vereadora Laura Ratto (MDB).

O Instituto Germinar tem como objetivo oferecer condições plenas para o desenvolvimento humano de pessoas com deficiência, respeitando suas necessidades específicas. Trata-se de uma instituição que complementará as funções da escola regular, fornecendo serviços especializados direcionados às demandas específicas dos educandos.

Com uma equipe multiprofissional composta por profissionais das áreas de psicologia, psicopedagogia, fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, além de professores especializados, o Instituto está alinhado com os princípios da Constituição Federal, da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e do Estatuto da Pessoa com Deficiência. Dessa forma, o Instituto Germinar se destaca como um local que garante o acesso à educação para todos, promovendo uma vida digna, autônoma e repleta de oportunidades para aprendizado e desenvolvimento pessoal e intelectual.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome