Os Conselhos Municipais de Educação (CME) da Associação Municípios da Zona Sul (Azonasul) reuniram-se na terça-feira (29), no Plenário Walter Azambuja, na Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado, para tratar sobre as melhorias necessárias na área da Educação na região.
Segundo os organizadores do evento, a abertura do encontro foi marcada pela palestra do promotor de Justiça Adoniram Lemos Almeida Filho, que abordou os temas Rede de Apoio à Escola (RAE) e Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (CIPAVE).
A RAE tem como finalidade prestar atendimento multidisciplinar aos alunos, contemplando aspectos acadêmicos, de leitura e escrita, psicopedagógicos, de orientação profissional, psicológicos e de necessidades educacionais especiais.
Já o programa Cipave tem por objetivo orientar a comunidade escolar sobre as mais diversas situações que podem ocorrer no ambiente escolar, identificar situações de violência, de acidentes bem como suas causas, definir a frequência e a gravidade com que ocorrem, averiguar a circunstância em que ocorrem estas situações, planejar e recomendar formas de prevenção, formar parcerias com entidades públicas e privadas para auxiliar no trabalho preventivo e estimular a fiscalização por parte da própria comunidade escolar, fazendo com que zele pelo ambiente escolar.
A professora Giovana Petzinger, presidente do CME, disse estar profundamente honrada em ter recebido os conselheiros dos municípios que compõem a Azonasul. “O dia foi repleto de aprendizado e troca de experiências em prol da educação, o que deixou todos muito felizes. O palestrante trouxe um importante embasamento para o grupo de conselheiros e abriu espaço para reflexões e discussões acerca da temática”.
A Prefeitura, o prefeito Ronaldo Madruga (Progressistas), a secretária Municipal de Educação, Jaqueline Castro dos Santos, assim como toda a equipe de conselheiros que integram o Conselho Municipal de Educação do município apoiaram o evento.
O encontro contou com patrocínio de algumas empresas locais e instituições financeiras, entre elas, a cooperativa Sicredi, Banco do Brasil, Azeite Batalha, Azeite de Oliva Torrinhas e Restaurante Primus.