Pinheiro Machado: Projeto busca expor fotos e quadros de pinheirenses na Assembleia Legislativa do RS

A ideia principal do projeto é expor os trabalhos dos dois artistas de Pinheiro Machado em um espaço público e de grande circulação, para além dos limites de seu município. (Foto: Divulgação)

O vice-prefeito Rogério Moura (PSB) esteve reunido com o jornalista pinheirense Luiz Antônio Duarte, popular Nikão, tratando o Projeto Imagens Cacimbinhenses Para Todo Mundo Ver. O encontro aconteceu na terça-feira (14), e teve como pauta o projeto que trata sobre a exposição de fotografias, desenhos e pinturas de dois artistas pinheirenses; Laudelino Cunha de Moura Junior, advogado, ex-vereador, atento observador da flora e fauna local, particularmente, de suas aves e Solemar Júnior, artista plástico (desenho, pintura), com obras que retratam o cotidiano regional, suas paisagens, arquitetura e gente e, fotógrafo que transporta para esta prática mais recente o aprendizado anterior.

Nikão explica que a ideia principal do projeto é expor os trabalhos dos dois artistas de Pinheiro Machado num espaço público e de grande circulação, para além dos limites de seu município, no múltiplo objetivo de mostrar o município de Pinheiro Machado, abrir espaço para a cultura regional, popularizar as obras dos dois autores e abrir futuras possibilidades comerciais para a arte desses dois talentos.

Moura Junior nos últimos anos tem focado o seu olhar nos céus e nas matas dos arredores de seu município, é assim, mirando as aves, que ele se tornou o principal contribuinte em imagens fotográficas de aves que vivem e/ou circulam no território pinheirense para o Wiki Aves, o mais completo repositório do gênero no Brasil.

Fotografia capturada por Moura Junior. (Foto: Divulgação)

Até o dia 8 de março, 212 espécies de aves que circulam e vivem no território urbano e rurais de Pinheiro Machado estavam registradas e fotografadas, totalizando 7.227 registros e 7.217 fotografias. Das primeiras 53 imagens de aves em Pinheiro Machado que aparecem no Wiki Aves, 51 são registros de Moura Júnior. Mas sua contribuição vai muito além, chegando a 11.859 fotografias de 365 espécies diferentes.

Solemar Junior faz da sua terra natal uma das fontes de inspiração para desenvolver suas telas e desenhos, numa combinação aprimorada pelo tempo e pelo exercício constante, o que evidencia a sensibilidade e o talento do artista. Paisagens, pessoas, animais, casarios são retratados nas pinturas, desenhos e fotografias.

Obra de Solemar Junior. (Foto: Divulgação)

Interessados em apoiar o Projeto podem entrar em contato com Leila Moura pelo (55) 99990 1645.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome