Pelotas: UBS Laranjal retoma atendimento após enchente

Unidade permaneceu fechada durante 54 dias após ter sido atingida pelas águas. (Foto: Michel Corvello)

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Laranjal foi reaberta aos usuários a partir da manhã de segunda-feira (1º). A unidade estava fechada desde o dia 8 de maio por ter sido atingida pela enchente que castigou o município e o Estado. A água chegou a 70 centímetros de altura nas dependências da UBS, danificando móveis, materiais de saúde e a rede elétrica. Todas as dependências foram afetadas.

Para recolocar a UBS em atividade após a interdição, equipes da Secretaria Municipal de Saúde precisaram realizar limpeza, substituição dos materiais danificados e manutenção da rede elétrica, com a troca de todas as tomadas e fiação. Nesse período, os moradores do Laranjal foram atendidos na UBS Barro Duro, situada à Travessa Um Aratiba, 12.

A UBS Laranjal, que conta ao todo com 17 profissionais na equipe, está localizada na rua São Borja, 683, com funcionamento das 8h às 12h e 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. No primeiro dia de retomada dos atendimentos no local, foram feitas 50 consultas médicas ou de enfermagem. Nesta sexta-feira (5), equipes da SMS estarão na Unidade, que será sede da próxima edição da UBS na Rua, versão Enchentes, das 9h às 15h.
Atualmente, um projeto arquitetônico para melhorias na estrutura física da UBS está em andamento por arquitetos da Prefeitura, com investimento de R$ 400 mil via Ministério da Saúde.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome