Pelotas soma mais 2.862 vacinados nesta segunda-feira

Vacinação em Pelotas (Foto: Rodrigo Chagas/Prefeitura de Pelotas)

Movimentação foi intensa, tanto no drive-thru, para o público de 46 anos ou mais, quanto nos bairros para quem tem 51 anos

Não teve frio que impedisse a proteção contra o coronavírus para quase três mil pessoas nessa segunda-feira (28). No drive-thru do Centro de Eventos, com movimentação intensa ao longo de todo dia, 1.936 pelotenses com 46 anos ou mais receberam a primeira dose da Pfizer. Paralelamente, nos bairros, foi a vez de mais  926 com 51 anos ou mais. Nesta terça-feira (29), prossegue a vacinação em diferentes localidades, direcionada ao público de 50 anos.

Mesmo com uma temperatura em torno de oito graus, no momento da abertura da vacinação nos pavilhões da Fenadoce, a sensação de esperança e proteção, de centenas de homens e mulheres que aguardavam nos carros, era bem maior do que a de frio. Com uma camiseta de manga curta, Roberto Carlos Coitinho era só satisfação e agradecimento. “Muito emocionante. Esperava por esse momento e que passe essa pandemia para gente seguir nossa vida, sempre mantendo os cuidados”, afirmou.

Parceria de vida não poderia ser diferente na hora da vacina: os gêmeos Marcelo e Luciano Afonso foram juntos em busca da imunização. “Estava torcendo que chegasse logo. Pelo menos, dá uma segurança a mais para a gente”, comentou Marcelo. “Estamos brincando, descontraindo, mas estamos emocionados porque a ansiedade para fazer essa vacina era grande. É um pouco mais de tranquilidade, só alegria agora”, descreveu Luciano.

Trocando o frio pelo otimismo, a auxiliar de escritório Clarice Vahl, que recebeu a vacina das mãos da xará, a enfermeira Clarice, espera por dias melhores. “Agora, com quase todo mundo vacinado, acho que a tendência é melhorar. A vacinação está indo rápido. Aqui mesmo, tudo muito organizado. Estão todos de parabéns”, elogiou.

Calendário da vacina para os próximos dias
Bairros – CTGs e outros pontos, das 10 às 15h
* Terça-feira (29/6) – 1ª dose para 50 anos
* Quarta-feira (30/6) – 1ª dose para 49 e 48 anos
* Quinta-feira (1º/7) – 1ª dose para 47 e 46 anos

Documentação
– Documento de identidade
– Comprovante de residência
– CPF ou Cartão SUS

Pontos de vacinação nos bairros
– CTG Raízes do Sul – avenida Cidade de Lisboa, 610 – Fragata – até terça-feira (29)
– CTG Negrinho do Pastoreio – avenida João Gomes Nogueira, 273 – Areal
– União Gaúcha – avenida Engenheiro Ildefonso Simões Lopes, 531 – Cohab Tablada
– CTG Os Farrapos – rua Raul Pompeia, 1.400 – Santa Terezinha
– Associação Rural – Casa da Amizade, avenida Fernando Osório, 1.754 – Três Vendas
– Colégio Pelotense – Auditório, entrada pela avenida Bento Gonçalves – Centro
– Comunidade Católica Nossa Senhora de Lourdes – salão da igreja, avenida Amazonas, 515 – Balneário dos Prazeres
– Paróquia São José, na avenida Duque de Caxias, 520, no Fragata – a partir de quarta-feira (30)

Atenção: troca de local 
A partir de quarta-feira (30), o ponto de vacinação localizado no CTG Raízes do Sul, na avenida Cidade de Lisboa, será substituído pela Paróquia São José, na avenida Duque de Caxias, 520, no Fragata. No Centro de Tradições, não haverá mais vacinação.

Orientações da SMS
A Secretaria Municipal de Saúde alerta que quem tiver recebido a vacina contra outras doenças deve aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre as aplicações. Caso a pessoa apresente sintomas gripais ou tenha positivado para a Covid-19, deve aguardar 30 dias do início desses sinais para receber a vacina. Além disso, pacientes que fazem uso de imunoglobulina humana devem se vacinar com, pelo menos, um mês de intervalo para evitar interferência na resposta imunológica.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome