A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), a secretária de Saúde Rosane Van der Laan e a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conheceram, na tarde desta terça-feira (31), no gabinete da prefeita, mais uma etapa do processo de funcionamento do novo Hospital Regional de Pronto Socorro de Pelotas (HRPS). O estudo está sendo elaborado por uma consultoria especializada para apontar a melhor forma de gestão. A obra física da unidade, localizada no prolongamento da avenida Bento Gonçalves, em direção ao Terminal Rodoviário, está em andamento, com prazo de entrega previsto para dezembro deste ano.
Neste encontro, profissionais do departamento de Consultoria e Gestão da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein apresentaram um diagnóstico de rede e relatórios de recomendações técnicas e resultados. A empresa foi selecionada para fazer o estudo sobre a implantação do novo hospital, considerando o quadro do Município e o cenário regional.
Conforme a chefe do Executivo, é um estudo muito detalhado e que vai apontar as necessidades para a gestão de toda a estrutura. “Hoje eles me apresentaram as primeiras entregas, um grande diagnóstico que vai embasar toda a configuração do hospital de Pronto Socorro. Um trabalho muito bem elaborado, muito aprofundado sobre a saúde regional e agora aguardamos a próxima entrega referente à configuração propriamente dita, os fluxos e as especialidades. Assim, seguimos avançando para poder fazer essa grande entrega para a saúde da nossa região”, destacou Paula.
O próximo estudo é aguardado para 15 dias. Vai abordar a finalização da configuração do hospital, lista de potenciais investimentos necessários para manutenção, além de relatórios com projeção de gastos categorizados, fluxo de caixa e resultados econômico-financeiros projetados para cinco anos.