Dia 19 de novembro é o Dia Nacional de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya – doenças que podem assumir proporções irreversíveis à vida humana. Para conscientizar a população da necessidade de redução de ambientes propícios à proliferação do inseto, a Prefeitura, por meio da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolverá uma série de ações educativas neste mês.
Segundo a chefe da Vigilância Ambiental, Isabel Madrid, “Estamos entrando num período crítico para proliferação do mosquito. A elevação da temperatura facilita o desenvolvimento. Durante todo o verão, serão mantidas as medidas de controle e combate.”
Cronograma de novembro
– Sexta-feira (5) – Força-tarefa de combate ao aedes e prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito, no Corredor do Obelisco, pela manhã e à tarde. A iniciativa é preparatória para o Dia do Bota-fora, que será segunda-feira (8), sob responsabilidade da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura, com recolhimento de entulhos e inservíveis. Na sexta-feira, a Vigilância Ambiental orientará os moradores sobre a forma correta de descartar os materiais nas calçadas, para a coleta, a fim de evitar que se tornem ambientes favoráveis ao desenvolvimento do inseto.
– Também na sexta-feira, será realizada, das 14h30min às 16h, no Simões Lopes, a primeira blitz educativa da programação. A Vigilância, em conjunto com a Secretaria de Transporte e Trânsito, atuará na avenida Visconde da Graça, nas proximidades da rótula com a Saturnino de Brito, sentido Centro/bairro, saída de Pelotas para a BR-392. Nas abordagens aos veículos, serão entregues panfletos explicativos sobre o aedes aegypti, como evitar a proliferação e prevenção às doenças.
– Dia 12 – Blitz na avenida Fernando Osório, 4.842, bairro Três Vendas, em frente o Macro Atacado Treichel, sentido Centro/bairro, das 14h30min às 16h. Distribuição de folhetos informativos.
– Dia 19 – Dia Nacional de Combate ao Mosquito, a blitz educativa será na avenida Duque de Caxias, 1.124, bairro Fragata, das 14h30min às 16h.
– Dia 26 – Blitz na avenida Domingos de Almeida, 1.490, bairro Areal, em frente a Baronesa, sentido Centro/bairro, das 14h30min às 16h.
Medidas para evitar a proliferação
A Vigilância Ambiental pede à população que colabore para reduzir o desenvolvimento do mosquito. Ações simples trazem resultados importantes. Confira algumas.
– Manter caixas d’água tampadas ou vedadas
– Guardar garrafas e vasilhas com a abertura virada para baixo
– Não acumular pneus ao ar livre e, sempre que os descartar, que seja em locais indicados
– Manter os pratinhos de vasos de plantas com areia ou secos
– Eliminar recipientes que sirvam para acumular água
– Usar água sanitária, pelo menos uma vez por semana, em ralos
– Manter pátios limpos, varridos
– Limpar assiduamente as vasilhas de comida e de água dos animais