Mapa de Distanciamento Controlado: Pelotas segue na bandeira laranja

16 regiões seguem em bandeira vermelha e apenas 5 em bandeira laranja. (Imagem: Divulgação)

O Gabinete de Crise decidiu indeferir, nesta segunda-feira (15), os três pedidos de reconsideração ao mapa preliminar da 41ª rodada do Distanciamento Controlado. Isso significa que o mapa definitivo permanece com 16 regiões em bandeira vermelha e cinco regiões em bandeira laranja (Bagé, Caxias do Sul, Ijuí, Pelotas e Santa Rosa). A vigência da classificação vai de 16 a 22 de fevereiro.

Das 16 regiões classificadas em bandeira vermelha, 14 já aderiram ao sistema de cogestão regional, ou seja, podem adotar protocolos próprios compatíveis até o nível de restrição da bandeira laranja. Guaíba e Santa Maria, que não aderiram à cogestão, devem seguir os protocolos de bandeira vermelha determinados pelo Estado.

As cinco regiões classificadas em laranja, que participam da cogestão (o que inclui Pelotas), podem utilizar protocolos de bandeira amarela, desde que previstos e atualizados nos planos regionais.

Alerta
Em meio ao Carnaval, o Gabinete de Crise chama a atenção para que a população siga respeitando os protocolos, principalmente quanto à higienização constante das mãos, evitar aglomerações e o uso obrigatório de máscara em todas as bandeiras.

Além disso, o Gabinete de Crise faz um alerta para o rápido aumento na ocupação de leitos clínicos nesta semana, de 902 para 1.112. Isso pode refletir em alta demanda por leitos de UTI nos próximos dias. Por isso, reforça a orientação para que a população mantenha todos os cuidados sanitários previstos nos protocolos.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome