O Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado nesta quarta-feira (1º), foi marcado por atividades de conscientização em Pelotas. Quem passou pelo Largo do Mercado Central, à tarde, teve acesso a materiais informativos sobre a doença, além de conhecer os métodos de prevenção ao HIV, principalmente o procedimento chamado Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), sendo convidado a fazer o teste rápido que indica, ou não, uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). A atividade faz parte da Semana da Diversidade de Pelotas e conta com o apoio da Prefeitura.
As testagens foram aplicadas por alunos do curso de Enfermagem das universidades Católica (UCPel) e Federal de Pelotas (UFPel), com resultados disponibilizados em 30 minutos. Estudantes de Psicologia também prestaram aconselhamento e atendimento psicológico. Às pessoas que acusaram resultado positivo durante os testes, foi feito encaminhamento aos tratamentos oferecidos pela rede pública de saúde. Autotestes que podem ser feitos em casa, e mostram o resultado em 20 minutos, também ficaram à disposição do público.
Médicos e farmacêuticos do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) marcaram presença no ato, conversando com as pessoas sobre a PrEP, método de proteção à infecção pelo HIV. O tratamento é direcionado àqueles com maior risco em relação ao vírus, como casais soro discordante (quando um é soropositivo e outro não), profissionais do sexo e outros, e consiste no consumo diário de um comprimido que prepara o organismo para enfrentar o possível contato com o HIV.
A organização da atividade foi de responsabilidade da Rede de Doenças Crônicas Transmissíveis Prioritárias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Grupo PositHIVes (grupo de estudos do curso de Psicologia da UFPel), Rede Equidades, Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Ainds (RNP+C) e do projeto de extensão da UCPel, Cuidado é o Segredo, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
A coordenadora da Rede de Doenças Crônicas Transmissíveis Prioritárias, Greice Mattos, destacou que a prevenção é sempre a melhor escolha para evitar a infecção. “Orientamos que as pessoas façam uso de preservativo durante relações sexuais, que não compartilhem agulhas, seringas e que esterilizem alicates e piercings, por exemplo”, enfatizou.
Onde posso fazer os testes
Quem não foi até o Largo do Mercado pode realizar a testagem em qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município ou no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado no interior do Centro de Especialidades, na rua Voluntários da Pátria, 1.428, sala 407. É necessário ter em mãos um documento oficial com foto.