Audiência pública marca início da mobilização regional por um novo Hospital Escola de grande porte

Câmara Municipal de Pelotas promove evento que deve reunir representantes de toda a Zona Sul. (Foto: Divulgação)

Nas últimas semanas a defesa do projeto de construção de um novo Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel) de grande porte ganhou repercussão regional e entrou, definitivamente, para as agendas de prefeitos e vereadores da Zona Sul do Estado.

Nesta quinta-feira (26) a Câmara Municipal de Pelotas promove uma audiência pública, que além de discutir o assunto, deve servir para consolidar a mobilização regional cujo objetivo é garantir a execução do empreendimento.

Responsável por reunir prefeitos e parlamentares da região nessa aliança o presidente da Câmara de Vereadores de Pelotas, vereador Cristiano Silva (PSDB) explica que recentemente o projeto original que previa a construção de um hospital de grande porte com capacidade para ofertar 364 leitos para o Sistema Único de Saúde (SUS) foi remodelado e passou a prever uma instituição de médio porte com 250 leitos.

“Não queremos brigar com a universidade, nem com a Ebserh, queremos apenas garantir o que é melhor para a comunidade de todas as cidades que precisam dos atendimentos públicos do Hospital Escola da UFPel e não temos dúvidas de que o melhor é contar com um hospital de grande porte capaz de absorver mais pacientes e melhorar a rede de atendimento do SUS na região”, declara.

Silva argumenta, ainda, que a manutenção do projeto inicial irá qualificar a formação de novos médicos ao tornar possível a ampliação de programas e projetos de pesquisa, extensão e assistência. “Com isso, reaquecemos a economia e fortalecemos a saúde da Zona Sul, dois pilares que foram muito abalados pela pandemia”, afirma.

O encontro marcado para às 19h terá transmissão direta pela TV Câmara (canal 21.2/aberto e 16 da NET) e pelas redes sociais da Câmara Municipal de Pelotas.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome