Pelotas: Recolhimento de embalagens de agrotóxicos será na próxima semana

Período para entrega do material pelos produtores será entre a segunda-feira (11) e a sexta-feira (15). É preciso adotar procedimentos de segurança. (Foto: Divulgação/Secretaria de Desenvolvimento Rural de Pelotas)

A Prefeitura de Pelotas anunciou que o prazo para entrega de embalagens vazias de agrotóxicos nas sedes das administrações distritais está fixado entre a segunda-feira (11) e a sexta-feira (15) impreterivelmente. Para descartar o material para recolhimento seguro, é indispensável que o produtor rural adote procedimentos especiais, evitando que permaneçam quaisquer resíduos nos frascos ou galões do produto utilizado.

“Será a segunda e última etapa de recolhimento de embalagens de agrotóxicos deste ano. É necessário que o produtor rural siga as orientações de preparação do material antes de levá-lo às administrações distritais. Devem ser seguidos os processos de tríplice lavagem, perfuração e acondicionamento e essas medidas são impostas para que se evite a poluição ambiental”, alerta o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz (PSDB).

Nos dias 18 e 19, todo o material entregue pelos produtores até o dia 15 será recolhido das administrações distritais e encaminhado à Central Regional de Recolhimento, localizada no município do Capão do Leão. De lá, as embalagens são transportadas para indústrias de reciclagem de fora do Estado.

Passo a passo da preparação das embalagens

* Tríplice lavagem – o produtor deve colocar ¾ de água na embalagem vazia, agitar, adaptar o pulverizador e dispersar o conteúdo na lavoura. Esse procedimento precisa ser realizado três vezes. O resíduo presente no recipiente será aproveitado e evitará contaminação.

* Perfuração – as embalagens devem ser entregues perfuradas, sem tampa e lavadas três vezes.

* Acondicionamento – as embalagens devem ser acondicionadas em sacolões plásticos.

O passo a passo é válido para todas as embalagens vazias de agrotóxicos, sejam as flexíveis de 250 e de 500 mililitros, sejam os frascos de um litro, sejam os galões de cinco e de 20 litros.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome