Pelotas: Projeto de lei que cria a patrulha rural é aprovado na câmara 

Projeto foi proposto pelo vereador Jair Bonow. (Foto: Gabriel Xavier)

Em virtude do aumento no número de assaltos na zona rural do município e a falta de efetivo policial para cuidar da região, o vereador Jair Bonow (PP) protocolou o projeto de Lei que institui a patrulha rural na estrutura da Guarda Municipal. A iniciativa, que tem como objetivo que os moradores da região disponham de um policiamento exclusivo, foi aprovada em redação final na sessão ordinária de quarta-feira (15). 

“A zona urbana de Pelotas não é a única a sofrer com o alto número de assaltos, esse cenário de roubos e invasões de propriedades também tem virado rotina na zona rural. O 3º Distrito, Cerrito Alegre e Colônia Osório, são as regiões de onde mais vêm as ocorrências. Segundo moradores, em apenas uma noite já ocorreu de quatro casas serem furtadas”, explica o parlamentar. 

Além de invasões a residências, os crimes mais comuns são os de abigeatos e os furtos de máquinas e insumos agrícolas, o que causa grandes prejuízos aos produtores rurais. Outro fator que agrava ainda mais a insegurança, é que atualmente apenas uma patrulha está ativa na região. Além disso, não há delegacias na localidade, o que dificulta na proteção da população e até mesmo no processo de realização de denúncias. 

Na justificativa do projeto, o vereador cita que a Patrulha Rural tem a finalidade de conceder aos moradores rurais mais segurança pública e de intensificar o trabalho de abordagem às pessoas em atitude suspeita, visando prevenir a criminalidade.

A Patrulha irá promover visitas sistemáticas a produtores e propriedades rurais, procurando elencar as prioridades de segurança e os problemas que cada distrito enfrenta. “Uma das maiores preocupações que tenho é com a falta de segurança. Na zona urbana, temos diversos tipos de policiamento e as colônias dispõem, atualmente, apenas uma patrulha circulando ocasionalmente. É urgente a necessidade de mais policiamento, por este motivo a Patrulha Rural vai ser uma força para reforçar a vigilância na região”, destaca Jair Bonow.

Outro elemento que está incluso na proposta de lei do parlamentar, é a atribuição para que o executivo implemente um posto policial fixo, com presença permanente de policiamento nos distritos com população superior a três mil habitantes. 

O projeto de lei aguarda agora a sanção do executivo.

1 comentário

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome