
Prefeitura, Embrapa, Emater e Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas promovem, nesta quinta-feira (23), reunião técnica do morangueiro, com orientações a agricultores que cultivam a fruta, sobre manejo da adubação e fitossanitário, bem como o da implantação da muda. A programação será das 13h às 17h, no auditório Ailton Raseira, na sede da Embrapa Clima Temperado, localizada na BR 392, KM 78, 9º distrito de Pelotas, Monte Bonito.
Pelotas é o quarto maior produtor de morango entre os municípios que cultivam a fruta no Estado e registra, progressivamente, aumento de área e de famílias envolvidas na atividade. No período da safra de 2023, levantamento apontou 42,5 hectares de cultivo na zona rural local, com produção de 1,7 mil toneladas e participação de cerca de 200 famílias.
“O morango produzido em Pelotas supera-se ano a ano em qualidade, que abrange sabor e aparência, e isso se deve muito às reuniões técnicas e ao acompanhamento de profissionais aos agricultores familiares. As orientações são responsáveis pelos avanços e consolida Pelotas como um grande produtor da fruta. De uns anos para cá, com estímulo e apoio do Poder Público, são realizadas a Festa e a Feira Municipal do Morango, para valorizar os produtores e proporcionar ao consumidor o acesso à fruta de qualidade por preço justo”, salienta o secretário de Desenvolvimento Rural, Romualdo Cunha Júnior.
O tema manejo da adubação e fitossanitário será abordado por Rodrigo Pestes, Janaína Silva da Rosa e Patrícia Grinberg, da Emater RS, e Benardo Ueno, da Embrapa lima Temperado. O manejo de implantação do morangueiro estará a cargo de Luís Eduardo Antunes, José Ernani Schwengber, Rudinei Gomes e Sandro Bonow, da Embrapa Clima Temperado.