Garantir carne bovina de qualidade é o grande objetivo da Fenagen em Pelotas

1ª Feira Nacional de Genética Promebo reúne criadores e especialistas de sete raças na Associação Rural de Pelotas. (Foto: Álvaro Guimarães)

Por Álvaro Guimarães

Contribuir para o melhoramento genético do rebanho bovino gaúcho e, dessa forma garantir o aumento da produção e da qualidade da carne produzida no estado é o principal objetivo da 1ª Feira Nacional de Genética Promebo (Fenagen) realizada pela Associação Nacional de Criadores (ANC) até o domingo (4) no parque da Associação Rural de Pelotas.

O evento que se divide em julgamentos genéticos e morfológicos, palestras técnicas e remates reúne especialistas e produtores de sete raças – Angus, Brangus, Ultrablack, Devon, Hereford, Bradford e Charolês – de todas as regiões do Rio Grande do Sul.

“Desde 1974 a ANC mantém um programa de melhoramento genético, o Promebo e para comemorar os 50 anos de sua criação se promoveu a Fenagen, uma feira inovadora no sistema de julgamentos, pois os animais são todos avaliados pelo programa e 70% da nota do julgamento é pelo desempenho genético do animal e 30% pela morfologia de cada raça”, explicou o presidente da ANC, Joaquim Villegas.

A novidade proposta pela ANC agradou aos produtores especialmente por valorizar as Diferenças Esperadas na Progênie (DEPs), ou seja as características esperadas nas crias de um determinado reprodutor, voltadas para a produção de carne. “Assistindo pela primeira vez eu acho que é um evento que vem para somar muito, pois está valorizando bastante as DEPs, a genômica dos animais, que é uma coisa super importante, acho que é uma ferramenta de trabalho importantíssima para o melhoramento genético, que possamos evoluir mais rápido e sem deixar também de dar uma importância ao fenótipo. Acho que, talvez, outros eventos possam imitar essa modalidade de julgamento, porque penso que veio para somar e estabelecer uma prova bastante eficiente de seleção”, afirmou a presidente da Associação Brasileira de Angus, Mariana Tellechea.

Feira de serviços e programação

Paralelamente aos eventos técnicos acontece uma feira de comércio e serviços com expositores de Pelotas e região. São empreendedores como Sérgio Coria, proprietário de uma correaria especializada em artigos e moda campeira, que apostam no público do final de semana para turbinar os negócios. “O setor do agro está sempre aquecido, os eventos sempre atraem gente e costumamos fazer boas vendas, por isso temos uma boa expectativa com relação a esta feira”, disse.

Na programação da Fenagen, até sábado ainda estão programadas 16 palestras de mesas redondas técnicas sobre produção de carne e temas como por exemplo eficiência e sustentabilidade da pecuária, os desafios e oportunidade do mercado da carne, integração com lavouras e recria e terminação.

Gigantes do campo para o público ver

Para o público geral a principal atração da feira será a apresentação da raça de cavalos Percheron, marcada para às 14h. O Percheron é uma raça de origem francesa famosa por seu grande porte e força. Alguns animais podem facilmente pesar mais de uma tonelada e atingir 1,75 metro de altura, quando adultos. Para Pelotas, o criador César Genaro Cunha, da Cabanha Palmira de Santana do Livramento e presidente da Associação Brasileira de Percheron trouxe dois exemplares: o grande campeão da Expointer 2023, WB Barón, de oito anos e o potro Tupamaro da Palmira, de quatro anos.

No domingo eles farão uma apresentação de força e tração, pois esta é a grande finalidade da raça que chegou ao Brasil nos anos 1920 importada pelo Exército, para puxar canhões, e por empresas como a Companhia Matarazzo para uso em atividades que exigiam força bruta.

“Apesar de ser um animal de tração muito forte e grande, os percherons são extremamente mansos e se adaptam bem com crianças. Atualmente a principal utilidade da raça é o cruzamento genético com outras raças usadas na lida com o gado, para garantir mais força para animais que precisam lidar com touros que, por vezes, superam uma tonelada de peso”, explicou Cunha.

Atualmente o Rio Grande do Sul possui a maior tropa de percherons do Brasil e, aproximadamente, 20 criadores registrados. O maior plantel PO (puro por origem) está na Cabanha Palmira.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome