Festa do Tomate no 5º distrito é aberta em Pelotas

Abertura da segunda edição do evento movimenta a zona rural de Pelotas neste feriado do Dia do Trabalhador, para dar visibilidade ao fruto produzido no interior do município. (Foto: Rodrigo Chagas/Prefeitura de Pelotas)

O domingo (1º), feriado dedicado ao Dia do Trabalhador, teve um sabor diferente na Colônia Cristal, no 5º distrito de Pelotas: a data marcou também a abertura da 2ª Festa do Tomate no município. A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) e o vice-prefeito Idemar Barz  (PSDB) prestigiaram o evento que reuniu milhares de pessoas na comunidade Sagrado Coração de Jesus, e fizeram questão de reforçar a importância de festividades como essa para o desenvolvimento da zona rural.

“Essas festas, como outras que já fizemos, parece apenas diversão, mas não é, pois se trata de um momento de reconhecimento do trabalho do campo, de mostrar e dar visibilidade aos produtos e de fazer o encontro entre o mundo rural e o urbano. Muitas pessoas vêm da cidade para ver as maravilhas que são produzidas aqui, e colaboram para fazer girar a roda da economia. Então, neste 1º de maio, deixo a minha homenagem e agradecimento a todos esses trabalhadores que enfrentam sol e chuva para colocar alimento de qualidade na mesa de todos nós”, salientou a chefe do Executivo.

 

Para o vice-prefeito, que tem uma trajetória bastante ligada ao meio rural, a data comemorada neste domingo não poderia ser mais simbólica para a realização da Festa do Tomate. “Um dia muito especial para comemorar a produção do tomate, mas também valorizar o nosso colono, o nosso produtor rural, que tanto trabalha e luta na produção dos alimentos e precisa ser reconhecido”, destacou.

A segunda edição da Festa do Tomate ocorre dois anos após a realização da primeira, em 2019, devido ao período de pandemia. Conforme o presidente da Associação dos Comerciantes de Hortifrutigranjeiros e organizador da Fetomate, José Paulo Benemann, o evento tem o papel de enaltecer e divulgar a produção do fruto no interior de Pelotas.

Ocasião contou com a presença de autoridades. (Foto: Rodrigo Chagas)

“É fundamental essa festa para valorizar os nossos produtores e despertar o interesse das novas gerações, em manter essa cultura extremamente significativa para nossa economia. Hoje, tirando os grãos e depois do pêssego, o tomate é o produto com maior movimentação financeira na nossa colônia”, reiterou Benemann.

A Festa ainda contou com a bênção da produção feita pelo padre Caponi e com o concurso de maior tomate colhido, vencido pelo produtor Marcus Shiller, com um fruto de 880 gramas. O evento teve também a titulação da nova corte da próxima edição da Festa do Tomate, que é composta pela rainha Kauana Klug e pela princesa Vanessa Drawans.

Estiveram presentes na Festa, os deputados federal e estadual, respectivamente, Daniel Trzeciak e Luiz Henrique Viana, ambos do PSDB, e o vereador Jair Bonow (PP), além de representantes de entidades, associações e Sindicato dos Produtores Rurais.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome