Doceiras levam tradição à Expofeira

Visitantes poderão desfrutar dos tradicionais doces. (Arquivo/JTR)

Um grupo de doceiras da Associação dos Produtores de Doces de Pelotas, numa ação conjunta com a Prefeitura e o Sebrae, estarão presentes na 95ª Expofeira. De acordo com a presidente da Associação, Simone Bica, da Dona Xica Doces de Pelotas, a estrutura do espaço será basicamente a mesma adotada nas tradicionais Ruas do Doce, realizadas no Centro da cidade. O espaço denominado “Esquina dos Doces de Pelotas” ficará localizado na quadra da praça de alimentação, e funcionará das 9h às 22h. O atendimento será alternado entre as doceiras participantes.

Os doces que estarão em exposição e venda aos visitantes são os tradicionais. “Iremos levar os produtos que têm o selo de autenticidade de procedência da indicação geográfica, obtido pela Associação, e que comprova que os doces são de Pelotas”, observa Simone. Nesses, está contemplada uma oferta variada como o quindim, pastel de santa clara, bombom de morango, brigadeiro, branquinho e todos os tipos de trouxinhas. “Esta é uma excelente oportunidade para as doceiras exporem e comercializarem os seus produtos, já que com a longa duração da pandemia de Covid-19, tivemos duas Fenadoces canceladas”, diz a presidente. Segundo ela, todas as ações são muito bem vindas.

Fundada em abril de 2008, a Associação possui 17 associados, empresários do setor, e tem como objetivo além de fortalecer o segmento, proteger o legado das receitas de doces tradicionais e estimular a inovação e desenvolvimento das empresas. A tradição dos doces ao território de Pelotas é garantida através do selo de Indicação de Procedência dos Doces de Pelotas (IP), registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Além da Fenadoce, as doceiras levam os doces e o nome de Pelotas para feiras regionais e estaduais, como as Expofeiras, Feira do Artesanato de Rio Grande (Fearg) e Expointer.

 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome