
O administrador Augusto da Matta Rassier, de 39 anos, é o novo presidente da Associação Rural de Pelotas (ARP). Ele substitui o advogado Rodrigo Lopes Gonzalez, de 32 anos, que esteve à frente da entidade entre os anos de 2020 e 2021. Rassier foi eleito por aclamação em assembleia no dia 13 de dezembro, sendo empossado oficialmente no dia 20 de dezembro, durante solenidade realizada na sede da entidade, no parque de exposições Ildefonso Simões Lopes.
Ligado à entidade desde as suas raízes, há seis anos decidiu trabalhar mais de perto com a Associação Rural. Rassier se sente preparado para dar continuidade ao trabalho desenvolvido por seus antecessores e enfrentar os desafios que se apresentarem ao longo do seu mandato.
“É um orgulho para mim e um desafio muito grande suceder o Rodrigo Gonzalez, que realizou uma gestão muito bem sucedida num momento de pandemia, que impôs à Associação Rural uma série de restrições”, disse. Segundo ele, a Associação Rural tem no seu dia a dia e na sua rotina, o público, seja nos shows, palestras, exposições, cerimônias de formatura e dos quartéis, remates, e isso ficou restrito.

“O Rodrigo, com muita habilidade conseguiu contornar esta situação, principalmente na questão financeira, conseguindo equilibrar a receita com a despesa e o desafio é dar continuidade a esse trabalho”, aponta. Rassier afirma que o objetivo é aproveitar as oportunidades que estão por vir, com a retomada da economia e da vida das pessoas e, com isso, retomar também a rotina da Associação antes da pandemia.
Filho de Daniel Souza Soares Rassier, falecido diretor da ARP, há seis anos Augusto resolveu trilhar o caminho do pai, se dedicando à entidade. Por quatro anos atuou como diretor financeiro. “Eu conheci nestes seis anos as demandas e potencialidades da Associação Rural e acho que isso me credita a receber esta honra de ser presidente da entidade”, finaliza.
Rassier é formado em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Como produtor rural se dedica às culturas do arroz e soja e também à pecuária de corte no município de Pelotas.
No cargo durante os dois anos de pandemia, o ex-presidente Rodrigo Gonzalez destaca as qualidades e o potencial do novo presidente. Ao se despedir, ele lembrou o grande desafio enfrentado por sua diretoria, para a realização de duas Expofeiras durante a pandemia, no primeiro ano, totalmente virtual. “Normalmente as Expofeiras já são um desafio e a pandemia tornou este desafio ainda maior”, diz Gonzalez.
Segundo ele, o mais difícil foi lidar com as incertezas que o momento apresentou, principalmente em 2020, pois não se tinha muita informação do que poderia ser feito, como as coisas se desenrolariam. “Esta incerteza foi um desafio muito grande e até o último minuto procuramos entender como poderíamos apresentar o evento para a comunidade”, recorda.
Confira a composição da diretoria e conselhos da Associação Rural de Pelotas
Diretoria
Presidente: Augusto da Matta Rassier
1º Vice-Presidente: Daniel de Souza Mello
2º Vice-Presidente: Elisabeth Amaral Lemos
3º Vice-Presidente: Anna Luiza Sampaio Quinto Di Cameli
1º Diretor Secretário: Ana Carolina Issler Ferreira Kessler
2º Diretor Secretário: Eduardo Allgayer Osorio
1º Diretor Financeiro: Fernando de Borba Amaral
2º Diretor Financeiro: Vitor Pereira da Rosa
Diretor: Carolina Luiza Peró Osorio
Diretor: Gustavo Ayub Lara
Diretor: Germano Dias Hadler
Diretor: Rodrigo Dias Michelon
Diretor: Roberto Xavier Martins
Conselho Técnico
José Luiz Martins Costa Kessler
Roberto Quinto Di Cameli
Gilberto Azambuja Centeno
Conselho Fiscal
José Fernando Quadros de Leon
Joaquim Francisco B. Assumpção Mello
Fernando Nova Cruz Diaz
Elmar Carlos Hadler (suplente)
Conselho Consultivo
Membros natos
Rodrigo Lopes Gonzalez (Presidente)
Carolina Luiza Peró Osorio
José Luiz Martins Costa Kessler
José Fernando Quadros de Leon
Rodrigo Fernandes de Sousa Costa
Milton Martins Moraes Filho
Elmar Carlos Hadler
Gilberto Azambuja Centeno
Joaquim Francisco B. Assumpção Mello
Darcy Trilho Otero