Agricultura familiar volta à Expofeira com atendimento presencial

Em espaço reformulado, feira voltará a ser presencial, após ser realizada no formato drive-thru. (Foto: Arquivo/JTR)

O sucesso da agricultura familiar na Expointer 2021 motivou os produtores da região a buscarem a participação também na 95ª Expofeira Pelotas. O espaço, que conquistou o gosto do público em edições anteriores, volta ao Parque de Exposições Ildefonso Simões Lopes, com 30 bancas para a comercialização de produtos vindos diretamente das propriedades e agroindústrias da região. De acordo com o assistente técnico de Organização Econômica do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Pelotas, engenheiro agrônomo Renato Cougo dos Santos, a procura por um espaço foi muito grande.

A 9ª edição da Feira da Agricultura Familiar na Expofeira Pelotas terá 21 espaços para agroindústrias, um para floricultura e sete para artesanato em madeira, artesanato indígena, bambu e outros. Entre as novidades da Feira, que abre na quinta-feira (7) e permanece até domingo (10), das 10h às 20h, está um estande do turismo rural de Pelotas. Santos explica que neste espaço estará um grupo de produtores locais, promovendo visibilidade aos produtos das agroindústrias do interior do município, e também às belezas naturais de suas localidades.

Outra novidade, segundo o coordenador, é o estande coletivo do município de Canguçu, que terá a participação de, pelo menos, seis agroindústrias. Elas dividirão dois espaços, um para produção vegetal e outro animal.

De todas as agroindústrias participantes, apenas duas são de fora, uma de Hulha Negra e outra de Bagé. As demais são oriundas de Pelotas, Pedras Altas, Turuçu e Morro Redondo.
Santos aponta que será oferecida uma diversidade bem grande de produtos como doces, bebidas, embutidos, frango colonial, ovos de aves livres, laticínios, panificados, mel entre outros.

Realizada em formato drive-thru na edição de 2020, o espaço, que retoma a modalidade presencial neste ano, foi reformulado, com corredores mais amplos e com maior ventilação, além de bancas com separação física, para que o público possa acessar sem aglomerações. Também estarão disponíveis totens com álcool gel para higienização das mãos.

A feira tem a promoção da Prefeitura de Pelotas, através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural (SDR), Embrapa Clima Temperado, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Emater/RS-Ascar. O objetivo é divulgar os produtos e dar visibilidade para a agroindústria familiar gaúcha.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome