Pelotas: vereadores aprovam 80 emendas ao Plano Plurianual

Acordo garantiu que emendas sejam aceitas pela prefeita apesar de votadas fora do prazo. (Foto: Gabriel Xavier)

Na segunda das três sessões conjuntas realizadas nessa quinta-feira (9) a Câmara Municipal de Pelotas aprovou 80 emendas apresentadas pelos 21 vereadores ao Plano Plurianual (PPA) para os próximos quatro anos. Um acordo costurado com a liderança do governo no Legislativo garantiu que as propostas sejam acolhidas pela prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) apesar de aprovadas após a data limite de 30 de agosto.

“O PPA é o grande projeto que irá nortear as políticas públicas da prefeitura e o governo fez questão de acolher todas as emendas, porque a prefeita Paula deseja a contribuição de todos. Se conseguirmos entregar tudo o que está no papel certamente teremos uma cidade melhor”, afirma o líder do governo, vereador Marcos Ferreira, Marcola (PTB).

A partir da decisão do governo de aceitar todas as emendas, parte dos vereadores abriu mão de fazer a defesa de suas propostas, o que acelerou o processo de debate e votação. Usaram o tempo de discussão Jurandir Silva (PSOL), Fernanda Miranda (PSOL), Paulo Coitinho (Cidadania), Cristina Oliveira (PDT), Marisa Schwarzer (PSB), Jone Soare (PSDB), Sidney Fagundes, Sid (PT) e Miriam Marroni (PT).

As emendas foram aprovadas em bloco por 16 votos e com cinco ausências justificadas: Jair Bonow (PP), Michel Promove (PP), José Sizenando (DEM), Anderson Garcia (PTB) e Rafael Dutra, Barriga (PTB).

O pacote inclui propostas como, por exemplo, a criação de programas e ações específicas para aquisição de alimentos ecológicos de produtores locais para merenda escolar, capacitação profissional de presidiários, atendimento de saúde para pessoas trans, combate a depressão infanto juvenil, garantir estrutura aos professores do ensino remoto, incentivar o empreendedorismo, promover atividades esportivas na periferia, qualificar a acessibilidade da cidade, ampliar o volume de castrações de cães e gatos, melhorar e incrementar a segurança pública nos bairros, além de obras como a construção de uma pista de atletismo, calçamento da avenida Guadalajara, pavimentação da estrada do Engenho, entre outras.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome