O vereador Jone Soares (PSDB) formalizou a entrega de uma de suas emendas impositivas na tarde de segunda-feira (21). A instituição escolhida para receber parte do valor foi a UPA Areal, que é referência em pronto atendimento de urgência e emergência em Pelotas.
A partir de 2022, os parlamentares passaram a ter participação no direcionamento de recursos da Lei Orçamentária Anual (LOA), e cada vereador ficou responsável pela escolha do destino de mais de R$ 300 mil, sendo que metade deveria ser aplicada obrigatoriamente na saúde. O restante do valor ficou a critério de cada parlamentar.
Dentre os valores destinados para a área da saúde, a Unidade de Pronto Atendimento do Areal vai receber R$ 51.584,00 para melhorias internas e readequação estrutural, como aquisição de cadeiras fixas e longarinas, desfibrilador e aparelho de ar-condicionado.
Jone avaliou positivamente a inclusão dos vereadores na escolha de destino para os recursos. “Nosso mandato está ativamente nas ruas, nos bairros, nos postos de saúde, e a gente sabe que muitas vezes falta estrutura para atender a população da maneira correta. Essa emenda destinada para a UPA vai possibilitar melhorias que há muito tempo são solicitadas”, destacou.
Nelson Soares, diretor da UPA Areal, recebeu o documento simbólico com o valor da emenda impositiva com animação. “É muito importante esse olhar atento para que a gente consiga estar cada vez mais qualificando o atendimento fornecido na UPA do Areal, com um olhar bastante crítico e atencioso com a saúde do nosso município”, pontuou o diretor.