A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) confirmou na segunda-feira (2) que vai encaminhar à Câmara de Vereadores um dos projetos mais importantes dos seus oito anos de mandato: o Plano Municipal pela Primeira Infância de Pelotas, voltado a crianças de zero a seis anos de idade. Se aprovado pelo Legislativo, o projeto elaborado por servidores de diversas secretarias se tornará lei municipal.
Paula não escondeu a satisfação de contar com o Plano em mãos. Nem poupou elogios. Conforme a chefe do Executivo, a tarefa empreendida e finalizada para envio ao Legislativo justifica o mandato. “É um trabalho feito a muitas mãos, uma grande construção que chega para encaminharmos à Câmara de Vereadores para virar lei, um passo fundamental para tornar cada vez mais realidade o programa Cidade das Crianças”, disse.
Dentre os fundamentos da lei do Programa Municipal pela Primeira Infância de Pelotas, a prefeita citou eixos como participação social, saúde integral, educação infantil em tempo integral, proteção integral, protagonismo das crianças, prioridade absoluta no atendimento ao público contemplado pelo Programa, estímulo à convivência familiar e comunitária, valorização e respeito à diversidade, integração do espaço rural ao urbano, mobilidade – planejar e promover ambiente saudável, seguro, lúdico e acessível a crianças de zero a seis anos -, valorização da cultura pelotense, acesso à cultura, ao lazer e ao direito de brincar.
“Certamente, é um dos melhores programas do País para a primeira infância. Tenho muito orgulho desse trabalho. Uma cidade com um plano desses tem um futuro muito melhor para oferecer às crianças e a toda a sociedade. É impossível não compartilhar nossa satisfação e felicidade com esse projeto”, afirmou.
Também estiveram presentes no ato de assinatura o secretário de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, as coordenadoras executivas dos programas Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, e a Pelotas, Cidade das Crianças, Carmem Vera Roig.