Pelotas: Paula anuncia mudança na pasta de Assistência Social

José Olavo Passos, que estava à frente da Secretaria de Assistência Social (SAS), deixa o cargo por motivos pessoais. (Foto: Rodrigo Chagas)

A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (6), mudanças na sua equipe de governo. José Olavo Passos, que estava à frente da Secretaria de Assistência Social (SAS), deixa o cargo por motivos pessoais. A diretora de Proteção Social Básica da SAS, Manoela Rodrigues, assume a pasta interinamente.

As significativas mudanças na pasta, no que tange à melhoria no atendimento e respeito ao cidadão, principalmente em meio à pandemia do coronavírus, período em que houve a redução de repasses federais à área de assistência social e aumento no número de usuários desses serviços, foram ações de Passos, destacadas por Paula.

“Recebo a notícia com tristeza, respeitando a decisão do José Olavo e aproveitando para agradecer-lhe por ter composto o governo. Fico honrada com a confiança, pois sempre admirei o trabalho dele como promotor e, enquanto secretário, foi respeitado pelos servidores, pelos órgãos de controle e pelos profissionais da Assistência Social. Desejo sucesso nos projetos futuros”, afirmou a gestora municipal.

José Olavo agradeceu a oportunidade dada pela prefeita de ter feito parte do Executivo e destacou a equipe que o acompanhou na Secretaria de Assistência Social durante sua trajetória. No tempo em que esteve à frente da SAS, foram criados serviços como o Plantão Emergencial, que atende, com assistentes sociais e psicólogos, cidadãos após o expediente, e a República para jovens adultos.

Serviços como o Centro de Referência ao Atendimento à Mulher, o Cadastro Único e o Famílias Acolhedoras passaram a ter sedes próprias. O Núcleo Integrado de Ações Sociais (Nias) foi criado, bem como o protocolo geral da SAS, com organização em Baixa, Média e Alta Complexidade.

As abordagens sociais e ações contra o frio aumentaram, da mesma forma que os cursos de preparação e qualificação para os servidores da Secretaria, a qual passou a trabalhar de portas abertas para a população, com o gabinete do secretário sempre disponível. Vale ressaltar, ainda, a retomada do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e a criação de projeto para acolher vítimas de crimes violentos em Pelotas.

 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome