Governador do RS conhece projeto do novo hospital de Pelotas

Governador visitou hoje o município. (Foto: Michel Corvello)
A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) apresentou a Eduardo Leite (PSDB) os detalhes do futuro Pronto Socorro do município, que deverá ter o aporte de R$ 55 milhões do Estado para sua construção
A prefeita Paula Mascarenhas recebeu, no Paço Municipal, na manhã desta sexta-feira (23), o governador Eduardo Leite. Em diversas reuniões de trabalho, a gestora do Município apresentou o andamento de alguns projetos que estão sendo elaborados junto ao governo do Estado,  com destaque para o novo Hospital de Pronto Socorro de Pelotas.
Acompanhada dos titulares das Secretarias de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho, e de Saúde, Roberta Paganini, a prefeita mostrou as plantas dos projetos arquitetônicos e complementares, além do andamento de licenciamentos e alvarás da futura instituição de saúde. O projeto está em fase final de elaboração pela empresa contratada pelo município.
“O processo está bem adiantado, dentro dos prazos previstos e a expectativa é de que até o final de setembro o projeto esteja concluído e, seguindo esse cronograma, será possível licitar a execução da obra ainda este ano”, destacou a prefeita.
Depois de se inteirar sobre o andamento do projeto, o governador Eduardo Leite reforçou que o HPS de Pelotas é uma das prioridades do Estado e que deve ser um investimento orçado em torno de R$ 55 milhões.
“Eu tive a oportunidade de ser prefeito e entendo bem o quanto é um ponto sensível, no atendimento à saúde da cidade e da região. O novo Pronto Socorro vem para Pelotas com um compromisso que assumimos e que vai mudar o panorama desta área  na cidade. O Estado tem os recursos assegurados”, reiterou Leite.
Durante as reuniões de trabalho, também foram apresentadas as propostas do município para a participação em editais do governo estadual, para o financiamento de projetos dentro dos programas Pavimenta e Iconicidades.
O novo Hospital de Pronto Socorro
O projeto prevê um Hospital Especializado tipo II, caracterizado pelo Ministério da Saúde como um hospital geral, que dispõe de unidade de urgência e emergência, e de recursos tecnológicos e humanos adequados para o atendimento de casos de natureza clínica e cirúrgica, com capacidade para cobertura populacional a partir de 501 mil habitantes. A estrutura vai contar com 121 leitos clínicos. Dentre eles, cinco cirúrgicos, 10 de UTI adulto e 10 de UTI pediátrica, três salas cirúrgicas e leitos de recuperação. Os leitos cirúrgicos irão atender casos gerais de urgência e emergência (adultos e pediátricos), oftalmológicos, torácicos, traumatológicos, neurológicos e bucomaxilofaciais.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome