Exemplo de Pelotas é destaque na Frente de Conscientização sobre o Autismo

A atividade, que ocorreu no no Memorial do Legislativo (Foto: Divulgação)

A importância da intervenção precoce em pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) pautou a palestra de Débora Jacks, diretora do Centro de Atendimento ao Autista Doutor Danilo Rolim de Moura, da Prefeitura de Pelotas, na manhã desta quarta-feira (21), na Capital.

A atividade, que ocorreu no no Memorial do Legislativo, foi coordenada pelo deputado estadual Luiz Henrique Viana (PSDB), que comanda a Frente Parlamentar Estadual de Conscientização sobre o TEA.

Participaram da atividade mais de 50 pessoas, entre parlamentares, professores, pais de autistas e representantes de instituições ligadas ao tema. “Contamos com a presença de um público muito expressivo, pessoas que têm interesse em fazer com que cada vez mais tenhamos a consciência de que precisamos ser tratados da melhor forma possível. Um exemplo é o Centro de Atendimento ao Autista de Pelotas”, destacou Viana.

Em uma hora de meia de palestra, Débora explicou como é o dia a dia no Centro e a sua experiência com o tema. A instituição foi inaugurada em 2014, durante o governo do então prefeito Eduardo Leite (PSDB), atual governador do Estado. Em 2018, ganhou uma nova sede em razão da grande demanda. Hoje, são atendidas cerca de 450 crianças, jovens e adultos. Na fila de espera, já são mais de 300 pessoas. E o modelo despertou a atenção de outros municípios. Representantes de cerca de 60 prefeituras já passaram pelos corredores da instituição com interesse em também implementar um atendimento especializado na área.

Para a diretora do Centro, quanto mais cedo for feita a intervenção, melhores serão os resultados. “É importante que a gente entenda que lugar de autista é em qualquer lugar. Precisamos ensiná-los a conviver nestes espaços, e eles aprendem a conviver”, afirmou, ressaltando a importância de as crianças estarem matriculadas na escola, em redes regulares, públicas ou privadas.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome